Etiquetas

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Ideias Políticas XIX: A moralidade na política

Normalmente quando alguém sai de cabeça erguida de um sítio é porque o trabalho efectuado não correu da melhor forma. Aqueles que são corridos da sua função gostam muito de apresentar este discurso típico de quem interiormente sabe que a sua função não foi a melhor. O discurso de despedida de Miguel Relvas preenche todos estes requisitos. 

Em política esta é uma situação que se verifica em diversas situações. A moralidade no exercício das funções públicas é um aspecto importante, não só para quem exerce o cargo mas sobretudo para os governados, principais intervenientes políticos. 

Não basta fazer discursos pomposos que enchem as páginas de jornais e fazem a delícia dos bloggers, é preciso ter a convicção que o dever foi cumprido. Os superiores interesses do país não podem ser lembrados apenas na hora de dizer adeus a um cargo público para fazer número televisivo. 

Infelizmente hoje não se pode falar em moralidade no cumprimento das regras básicas, quanto mais em política. Os jogos de poder, a teia de interesses, os compadrios existentes são os pontos negros da actividade política daí que muitos dos que não se identificam com estes valores preferem não seguir uma carreira na política para não ser confundido com certo tipo de ilegalidades.

Além do mais muitos dos que clamam "os superiores interesses do país" acabam por gozar de uma impunidade extrema. Note-se o caso de Isaltino Morais e do próprio Miguel Relvas ou de Dias Loureiro. A política não serve só para construir uma carreira mas também para ficar protegido após a reforma. 

Hoje estamos perante uma situação em que não faz sentido falar em moralidade na política. Quem perde com este estado é o país e os seus cidadãos que a pouco e pouco vão perdendo a confiança, não nas instituições mas sobretudo quem as representa. Porque os homens é que estão carregados de vícios que minam a credibilidade de instituições históricas e consagradas. 

Sem comentários:

Share Button