Etiquetas

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Abrilada XXI

Não tenho dúvida nenhuma que os próximos meses vão ser emocionantes. Estamos em campanha pré-autárquica, no entanto é o governo que enche as páginas dos jornais. Remodelação? Queda do governo? Vem aí uma solução dentro da maioria capaz de aguentar a troika até 2014?

Haver eleições está fora de hipótese. O país não aguenta autárquicas em Setembro, Europeias em Junho de 2014 e legislativas daqui a um ano. O mais natural é que a legislatura seja levada até ao fim, ou seja até 2015. Embora não goste de remodelações, Passos Coelho tem de fazer uma remodelação de fundo, e isto passa por substituir Relvas, Santos Pereira e talvez Vítor Gaspar. Contudo, se mudar o número 2 e 3 do governo, o Primeiro-Ministro fica numa situação complicada. Em meu entender, Passos Coelho devia estar mais próximo de Paulo Portas, no entanto este quer estar o mais longe possível das confusões governativas para que Cavaco o veja como o D.Sebastião português. Se Cavaco demitir o governo, será que chama Paulo Portas para chefiar um governo de salvação nacional?

O aparecimento de Socrates como comentador da RTP vem baralhar as contas. Tanto no governo como na oposição. Agora que a oposição está na televisão é urgente fazer reformas, porque os olhos dos portugueses não vão estar na bancada parlamentar do PS mas sim aos domingos na televisão pública. A questão é que o governo agora está cercado: no parlamento, na televisão e no próprio governo, já que o CDS assume cada vez mais um papel importante no desenrolar da crise política. 

São estes os cenários que se colocam em cima da mesa e nenhum deles garante a estabilidade necessária para Portugal cumprir as metas acordadas com a troika, pelo que paira no ar a necessidade de um novo resgate, o que levaria o país a um caos tremendo.No entanto, perante as confusões criadas é de louvar a determinação e força com que Passos Coelho tem aguentado o barco.

A situação de dúvida que se instalou no país faz relembrar a célebre Abrilada.....

Sem comentários:

Share Button