Etiquetas

sexta-feira, 22 de março de 2013

O orçamento vai ser chumbado, e agora?

O TC vai chumbar algumas das medidas do OE 2013, o que significa voltar à mesma situação do ano passado. A oposição e o PR conseguiram colocar o governo em xeque perante os portugueses, no entanto será o governo a encontrar alternativas às medidas que já se encontram em vigor. Por um lado não percebo a demora em pedir a fiscalização do OE e por outro politicamente a jogada dos partidos da oposição só tem única e exclusivamente prejudicar as previsões do governo. 

Tendo em conta que o governo é cumpridor e respeita as decisões do Tribunal Constitucional, o próximo passo é encontrar medidas alternativas que substituam as propostas vetadas. Significa isto que vai ser necessário adoptar mais medidas de austeridade no orçamento do próximo ano, o que levará a perspectivas económicas negras. Por vezes é preciso colocar o tacticismo político e a sede de poder  ao lado, mesmo quando quem está ao comando não dirige o avião da forma mais correcta. 

A decisão do TC coloca o PS em bicos de pés como se nota pela apresentação da moção de censura. Compreende-se a decisão de Seguro, já que aproximam-se as eleições e o congresso, pelo que o líder do PS tem de ir a votos com alguma coisa na mão.  

Quem perde com o egoísmo político com que os responsáveis estão a lidar com a crise, não é nenhuma força partidária mas o país. 

1 comentário:

Fatyly disse...

O país já perdeu tudo e a insensibilidade e ignorância, a ganância e vilanagem de 99,9% dos políticos é assustadora.

e agora?

Eu punha todos os políticos incluindo os da UE a verem o ZIG-ZAG da RTP2 para ver se estupidificavam de vez e partiam para outra galáxia!

(como em tudo há excepções, poucas e cada vez mais raras...mas há)

Share Button