quinta-feira, 21 de março de 2013

O ex-PM voltou

Socrates está de volta à vida política activa. Não como apoiante de Seguro mas como comentador da estação pública. A televisão controlada pelo governo quis dar um sinal de democracia e permitiu a contratação do ex-PM como comentador. Tendo em conta que esta escolha não foi uma sugestão de Miguel Relvas as acusações de tentar calar a RTP por parte do Ministro caem em saco roto. 

O antigo PM volta na altura exacta em que o governo está a um fio de cair mas a oposição do PS não consegue conquistar a simpatia dos portugueses, pelo que o papel de Socrates será o de criticar o governo mas também a liderança do seu próprio partido. Excelente estratégia para ganhar popularidade mas também para se desculpar dos erros que cometeu enquanto andava por lá, já que iremos ouvir o ex chefe de governo a dizer que o caminho traçado por ele era o mais correcto. 

Não acho boa ideia antigos PM tornarem-se comentadores, ainda para mais numa estação pública. A não ser que a sua passagem por São Bento tenha sido passageira, como acontece com Santana Lopes que comenta na TVI 24; nenhum PM deve submeter-se a um papel menor como é o de um comentador. A partir de agora, Socrates será visto como um comentador e não como um antigo PM. Contudo, percebe-se a intenção de Socrates. Em primeiro lugar, é atacar o governo e se houver enorme confusão nos próximos tempos quem sabe se não se candidata novamente, e em segundo lugar só prova que José Socrates sempre viveu à custa da política, não tendo nenhuma qualidade profissional para além dos jogos partidários. Vestir a pele de comentador só prova que a sua licenciatura foi uma autêntica farsa. 

4 comentários:

Observador disse...

Não deixa de ser curioso o facto de Sócrates assumir o papel de comentador ... por convite.
De quem?
Quem manda na televisão pública?
Ou terá sido o porteiro, amigo da sobrinha do cunhado do sogro do irmão da vizinha?

Ser comentador não é um trabalho menor.
Não temos Santanas e Marcelos e Vitorinos nessa árdua (ahahah) tarefa?

Como o Francisco referiu, Santana é um ex-ministro. Irrelevante o tempo que durou a sua passagem pela Gomes Teixeira.
E Vitorino, um homem que não tem tempo nem pachorra para a política directa mas de inegável capacidade e qualidade?
E Marcelo, um ex-futuro-talvez candidato a PR?

São tácticas, senhor, são tácticas.

Francisco Castelo Branco disse...

Socrates quer usar a RTP para chegar a Belém, tal como outros serviram-se da televisão para alcançar cargos de topo na política. Tornou-se um habito que veio para ficar, e agora até há trocas de camisolas.
Por tudo isto há quem prefira desligar a tv e optar por um bom livro, porque o próprio comentarismo tornou-se um palco de luta ideológica. É curioso que a maioria dos comentadores são políticos frustados de quem os portugueses já esqueceram. A juventude que anda na blogosfera é que fica a perder pois tem mais qualidade que as mesmas caras de sempre.

Socrates é especial porque é ex-PM tal como Santana Lopes. Eu não percebo como é que ex-PM voltam para ficar numa posição menor.

Fatyly disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fatyly disse...

Desculpa ter eliminado o comentário anterior mas tinha erros!

Socrates teve coisas boas e más e se viveu à custa da política com uma licenciatura como autêntica farsa, o que dizer de Relvas? O que dizer de PPC? O que dizer das centenas de assessores, etc, etc.? Que trabalho fizeram em prol do país? E só falo destes para não ser extensiva, mas já tive a fazer uma pesquisa exaustiva sobre quase todos e com poucas excepções só posso dizer: Abençoadas juventudes partidárias que vão para o poleiro "ainda de fraldas" e muitos com licenciaturas com notas medianas em detrimento de GENTE CAPAZ que existe em todos os partidos!!!

O memorando da Troika foi feito com o PS e os partidos da oposição de então, certo? Que fez o actual executivo? Foi mais papista que o Papa e quase dois anos de austeridade com resultados que se sabem vêm agora pela boca de Gaspar que "foi mal desenhado", nada foi assertivo, nenhuma explicação para onde foi o que já me gamaram (pouco mas é meu, muito meu) e metidos numa UE cada vez mais desunida. Quero que este governo completamente desumanizado se mantenha para aguentar e levar com a bronca em cima…e partirem a cara contra a parede que construíram.

Será mais um comentador, infelizmente na televisão pública que é paga por todos nós. Não vejo nada da RTP (via apenas os Prós e Contras que acabou) porque é tudo menos serviço público que até os emigrantes já se pronunciaram pelo péssimo serviço internacional e actualmente passou a ser um servidor político...como convém mas que não me convencem.
Claro que não foi uma sugestão do Relvas e será a custo zero, mas para mim foi uma certeza porque quem não o conhece que o compre.

Qual a razão de tanto PAVOR? Sim, medo por parte sobretudo do PSD-CDS e do actual PS? Afinal quem não deve não teme.
Sempre foi um comunicador nato, não esquece e virá pronto a disparar em todas as direcções...porque até aqui tem sido o "culpado" (e foi em parte) e se vier com a sua "personalidade" irá denunciar muita coisa que não sei e oxalá que o faça...e é aí que este regresso está a incomodar muita gente... e quase que afirmo...até ao PR. Petições para que servem? 99,9% para ficarem com os dados pessoais de quem as assinar e ver para onde "pendem" os não filiados em nenhum partido, como eu!!!!

Como não tenho como fugir e já que pago a porcaria dessa estação pública sempre com gestões danosas e mesmo por nunca ter morrido de amores por Socrates, irei contribuir para a subida do share durante 30 minutos...em solidariedade para com a maioria dos seus trabalhadores... o elo mais fraco em tudo que tem sido destruído neste país!!

Share Button