Etiquetas

segunda-feira, 18 de março de 2013

Começou a corrida aos depósitos

Tem algum cofre em casa? Senão tiver é melhor arranjar o mais rápido possível antes que a UE decida aplicar a mesma receita que os cipriotas vão ter de suportar.

Para resolver a crise financeira que a Ilha está mergulhada, a solução encontrada por Bruxelas foi criar um imposto sobre os depósitos bancários. Em vez de ajudar com inúmeras medidas de austeridade, o problema cipriota vai ser resolvido através de um imposto que os contribuintes terão de pagar por terem conta no banco. 

É inaceitável que se chegue a este ponto, de modo a resolver os problemas bancários com que Chipre se debate. Eu não entendo porque razão não se implementa um programa de ajustamento financeiro tal como aconteceu na Grécia, Irlanda e Portugal. Ou a Europa já não tem mais dinheiro para suportar países em dificuldade ou há má vontade da Alemanha e dos países do Norte. O mundo está espantado com esta medida, sendo certo que se trata de um assalto aos contribuintes cipriotas mas acima de tudo, uma imoralidade da parte da União Europeia. 

Bruxelas foge das suas responsabilidades, arranja bodes expiatórios para os seus problemas e ainda não percebeu que o Euro foi um falhanço e insistir na moeda único levará ao colapso financeiro de todos os países. É natural que os mais pequenos caiam primeiro, contudo quando a mesma Europa deixar de ter condições para disfarçar o problema espanhol e italiano, só aí haverá novidades.

A Europa das injustiças obriga os contribuintes cipriotas a perderem as suas poupanças, enquanto os espanhois e italianos continuam a ser ajudados. Perante este cenário não acredito que o memorando da troika ajude Portugal a sair da crise.

6 comentários:

Rui da Bica disse...

Faço uma leitura ligeiramente diferente.
É um facto que os portugueses estão “escaldados” e como os gatos, até da água fria têm medo.
Não creio que seja caso para tanto.

Acontece que Chipre é um pequeno território em que o “valor monetário bancário” é de longe, superior à do próprio Estado. Isto porque o sistema bancário cipriota é a grande “lavandaria” dos grandes mafiosos russos e das fortunas gregas, dada uma certa permissividade e o “simbólico” imposto sobre os juros dos depósitos !
Por seu lado, os bancos de Chipre fizeram aplicações ruinosas com esse dinheiro, especialmente na Grécia e estão em estado de falência quase generalizada, o que estava a colocar em risco o próprio Chipre e o seu povo, podendo levá-lo a perder muito mais do que essa “taxa”.
Dada a situação o sentiram-se "obrigados" a recorrer a um “Resgate” de 10 mil milhões (pretendiam 17), oito vezes menor que Portugal e representando uma “migalha” da UE, o que é insignificante em termos europeus.

O que acontece é que a UE, o BCE e o FMI, sabendo disso, optaram por sacrificar esses “agiotas” russos e gregos, fazendo-os "pagar o Resgate”, sacrificando minimamente o Povo e o Estado cipriota.

Creio ter sido uma boa medida, embora com o senão de se ter aberto um precedente na EU ! (?)
A verdade, é que quem vai pagar a crise de Chipre são os agiotas, donos desse "dinheiro sujo" !
Acho que deveríamos ficar satisfeitos com isso !

Esta medida, se aplicada em Portugal, ou na Irlanda, ou pior ainda, em Espanha ou Itália, representaria o fim da UE, o que não interessaria à Europa, pelo menos para os tempos próximos, pelo que não acredito em qualquer "contágio" !
.

Pedro Coimbra disse...

Escrevi Hoje sobre o tema.
Ao contrário do Rui, eu acho que é o desvario total.
E a melhor maneira de desincentivar o aforro.

Anónimo disse...

I prеfer Εnvirοnmentally friendly Smokе Е-cigs, as
theу arе quіtе eаsу to use.

I don't have to refill the particular cartridge again and again. I don't havе tо keep charging it.
Thesе аre utilіze and throω affoгdable wholesоmе options for
me. Ι аm surprised аbout the гаnge of tastes they offeг.
I haѵe tгied most of them. The tοbacсo taѕte is quite rich and
creаmy. I could at last acquire contrοl
ovеr my unhealthy сigагette smoking hаbits that
were beсoming a danger for me and ρeople arοund me
pеrsοnаlly.

Cheсk out my ωebsite - green smoke discount code

Anónimo disse...

Lіnκ еxchаngе is nothing else еxсept it iѕ ϳust placing the οthеr perѕοn's website link on your page at suitable place and other person will also do same in favor of you.

Also visit my blog post ... V2 Cigs review

Anónimo disse...

Hi! Тhis is kind of οff topic but I need sоme guidancе from
an еstablished blоg. Is it very hard to set
up yοur oωn blοg? I'm not very techincal but I can figure things out pretty quick. I'm thinking about cгeating my own but I'm not sure where to start. Do you have any ideas or suggestions? Many thanks

My site - Http://Www.Sfgate.Com/Business/Prweb/Article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-Or-4075176.Php

Anónimo disse...

I every time ѕpent my half an houг
tο read this weblоg's articles or reviews every day along with a cup of coffee.

Also visit my web site; http://www.sfgate.com/

Share Button