domingo, 24 de fevereiro de 2013

Olhar a Semana - O pior cenário possível

Esta semana ficámos a conhecer as previsões do governo. O défice fica abaixo dos 5%, mas longe dos 4,6 previstos inicialmente pelo executivo. O desemprego atingirá níveis históricos com 17,3%. No entanto, o mais importante tem a ver com os números da recessão. Será o dobro dos 1% previstos por Vítor Gaspar.

Não espanta estes números, sobretudo o da recessão, até porque a Zona Euro está em plano negativo durante este período, contudo esperam-se melhorias lá para o final do ano. 

Todos temos o direito de errar nas previsões, sobretudo as macroeconómicas já que nunca são fixas e dependem de vários factores. O grande problema ao falhar os números é a credibilidade política e aqui entra mais uma vez a questão da falta de comunicação do executivo liderado por Passos Coelho. Recordo que o Banco de Portugal também previa uma recessão de 2% para este ano, muito abaixo dos 3,2 de 2012 mas ainda assim suficiente para causar apreensão. Ao mesmo tempo que o Ministro das finanças anunciava os números negros, Gaspar pedia mais tempo para cumprir os prazos do memorando. Ora, se assim é não será já em 2014 que a troika sairá de Portugal, tal como havia prometido o Passos Coelho e o próprio Gaspar.

Não tenho duvidas que no próximo OE vamos ter mais medidas de austeridade mas já não ao nível do aumento dos impostos mas sobretudo no corte da despesa. Contudo este corte vai ter implicações a nível do desemprego mas também do consumo interno. 

Passos Coelho e Gaspar estão a trilhar o mesmo rumo definido por Socrates e Teixeira dos Santos. Foi por estas falhas injustificáveis que o anterior executivo perdeu credibilidade levando à inevitável demissão. 

Não sei que tipo de estratégia tem o governo para convencer os portugueses que, apesar dos números Portugal está a ter sucesso, mas sabendo que o responsável pela comunicação do executivo é Miguel Relvas percebe-se que a mensagem ainda não tenha passado. Ou então estão mesmos perdidos.......

Sem comentários:

Share Button