terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Portugal já está no mercado

A prometida luz ao fundo do túnel de Passos Coelho parece estar a surgir. Não obstante o enorme aumento de impostos previsto para este ano, mas que resultaram do chumbo do Tribunal Constitucional; alguns indicadores confirmam que os sacrifícios não foram feitos em vão.
O regresso aos mercados pode acontecer ainda antes do inicialmente previsto, Setembro. Se há algum tempo o juro da dívida portuguesa a 10 anos baixou dos 7%, o que na altura foi considerado histórico, é de extrema relevância o facto deste indicador estar agora abaixo dos 6%. Este sinal mostra a confiança dos investidores no nosso país, e reforça a nossa credibilidade lá por fora. Sem a confiança e credibilidade é impossível haver crescimento económico no nosso país, embora alguns falem neste tema mas sem apontar medidas concretas e nunca mencionando dois factores vitais do jogo económico. 

Gaspar prometeu e cumpriu. O défice vai ser mesmo de 5% como estava planeado com a troika. Ganha o Ministro mas também os portugueses que contribuíram para este resultado que se considera histórico, porque há muitos anos que o valor do défice não é rigorosamente cumprido. Estabelecendo objectivos e metas é sempre mais fácil alcançar o sucesso. 

É já amanhã que Portugal vai regressar aos mercados....

1 comentário:

Rui da Bica disse...

Belíssimas notícias !!! :))
.

Share Button