Etiquetas

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

lançar as autárquicas

O PSD joga forte nas autárquicas do próximo ano, para evitar ser humilhado, estando isso relacionado com as medidas de austeridade impostas, no entanto, só lá para o fim do ano é que teremos a certeza de como estão as contas públicas e como vai ser o OE para 2014. Pode acontecer que o governo dê alguma folga no OE 2014 e assim tente conquistar mais uns votos que darão uma vitória nas primeiras eleições de Passos Coelho como líder do PSD. 
O que significa uma vitória nas eleições autárquicas? Ter mais votos? Mais câmaras? Ter maior número de Câmara nas capitais de distrito? Nestas eleições todos costumam ganhar porque os objectivos propostos mudam consoante o resultado obtido, contudo ainda é o maior número de câmaras que conta mas....
No entanto, será na capital que se fará a maior luta. Se o Porto está garantido por parte de Menezes, Lisboa é uma incógnita com a entrada de Seara na corrida. O autarca fez um excelente trabalho em Sintra e é um adversário capaz de explorar os pontos fracos do actual Presidente. Quanto a Costa, terá a sua oportunidade para brilhar atacando o governo. Eu acho que esta corrida é fundamental para o PSD e Seara, mas não é importante para o actual Presidente. Se António Costa perder tem o Largo do Rato à sua espera, pelo que é Seguro quem tem mais perder com uma eventual vitória de Fernando Seara na capital. E na actual conjuntura, Costa tem tudo para criar uma divisão interna no PS e esperar que o poder  central lhe caia no colo. 

Esta é sem dúvida a luta que irá animar as autárquicas de 2013, no entanto há outro ponto de interesse: Saber se alguns dinossauros camarários vão mudar de "Município" e candidatar-se à Câmara Municipal vizinha. No fundo copiar aquilo que Menezes e Seara fizeram. Saltar para um trampolim maior e manter o poder só que num sítio diferente. Isto não viola o principio que esteve na origem da limitação de mandatos nas Câmaras Municipais?

1 comentário:

Paulo Castelo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Share Button