Etiquetas

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Causas & Coisas - Pessimismo

Como povo somos pessimistas. Não nos podem qualificar de optimistas porque nunca o fomos. 
A situação por que passamos contribui muito para este estado de espírito, no entanto quando a tempestade passar não vamos entrar numa onda optimista.
Achamos sempre que o próximo ano será sempre pior, contudo o que passou já foi bastante mau. Não são só as perspectivas económico-financeiras que nos fazem olhar para baixo, é todo um conjunto de situações socio-políticas desfavoráveis. Infelizmente, a nossa história tem sido um pouco assim pelo que não é de espantar que os indices de confiança estejam no negativo. 

Quem vagueia pelos cafés, autocarros, quiosques nota que a conversa é sempre a mesma. Nas notícias só dão "desgraças" e nunca "há dinheiro para nada, nem para um cafezinho". Este é o nosso ADN e não há maneira de o mudar o que nos leva à resignação. Esta é uma característica muito nossa que devemos combater. A resignação faz com que estejamos muito dependentes das decisões e acções dos outros, no fundo é esperar que com o sucesso do outro também nós consigamos chegar a patamares elevados. É sempre melhor esperar pela ajudinha do que lutar com as nossas ideias e vontades. 

É por isto que há muito esperamos por um D.Sebastião que nunca chega.

1 comentário:

Observador disse...

Parecemos, de facto, um povo resignado.
O nosso comportamento no dia a dia e mesmo quando temos à porta mais uma cacetada é de quem ou se está nas tintas ou está por tudo.

Share Button