Etiquetas

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Barómetro Político - Qual o melhor líder partidário?(2)

Continuamos a nossa análise do Barómetro Político. Hoje vamos saber quem é o melhor líder partidário.
Há aqui um aspecto a salientar, visto que Francisco Louçã já não é coordenador do BE, pelo que esta hipótese passará a ser referente a Catarina Martins e João Semedo. 

Se em Março havia um empate técnico entre Paulo Portas e Pedro Passos Coelho, hoje o líder do CDS está claramente à frente, reunindo 31 votos (37%), ao passo que o Presidente do PSD só teve um voto desde a última análise, ficando-se pelos 23%: 

É natural que Passos Coelho não reúna consenso, contudo é surpreendente o facto de Paulo Portas ter esta vantagem sobre todos os demais, já que também está no governo. No entanto, Portas não tem o desgaste de Pedro Passos Coelho, além do mais ser Ministro dos Negócios Estrangeiros não dá grande visibilidade interna.

Quem continua a não recolher simpatia é António José Seguro. Tem neste momento 11 votos, o que corresponde a 13%. Esta votação bem como a da popularidade das figuras de Estado, revela bem que Seguro nunca será alternativa a Passos Coelho. Assim sendo, o PS tem de resolver este problema porque o poder pode lhe cair nas mãos rapidamente. 

Jerómino de Sousa e o ex-coordenador do BE têm pouca expressão. O lider comunista tem 9 votos, correspondente a 10% e o Louçã com 12 votos e 14%. 

Por aqui também se percebe a tendência de voto que vai existindo à medida que a legislatura vai caminhando. Talvez por esta sondagem, Portas terá capacidade para ser PM....Será que Cavaco também pensa assim?

1 comentário:

Observador disse...

Portas sabe como se mover no xadrez político.
É táctico, inteligente e sabe como agradar às massas.

Lentamente, vai preparando o puxão do tapete a Coelho.

E aquela coisa de ser o nº 2 ou o nº 3 foi complicado.

Share Button