Etiquetas

terça-feira, 20 de novembro de 2012

O que corre mal então

Se Portugal tem tido seis avaliações positivas desde que começou o programa de ajustamento, não percebo a razão de tanta indignação e receio em relação ao futuro. Convenhamos que a meta do défice está a ser cumprido, e mais importante do que isso é o facto deste governo ter vindo a reduzir o défice a pouco e pouco.....

É claro que a economia portuguesa continua em recessão mas não seria possível inverter o rumo quando a conjuntura europeia também é desfavorável. No entanto, tal como aconteceu nos Estados Unidos, também a Europa vai sair deste efeito recessivo em que se encontra. As eleições na Alemanha podem dar uma ajuda, contudo não é só isso que vai dar um novo alento ao Euro.

Não se pode ser optimista quando no próximo ano vamos ter que pagar o maior aumento de impostos que há memória neste país, mas a questão que se coloca é saber qual a razão de tantas medidas de austeridade se as avaliações da troika continuam a ser positivas. Porque continuamos a ser castigados com tantos sacrifícios, nomeadamente a nível de carga fiscal. 

No meu entender, o governo quis com esta medida assegurar uma boa receita, embora não vá receber a totalidade do dinheiro que está a prever, contudo isso não será um problema se a tempo e horas for cumprido o mega plano de redução da despesa. Com esta redução, a receita fiscal que não virá pode ser tapada pelo lado da despesa. Ou o executivo anda a brincar com os portugueses ou então está mesmo convencido daquilo que está a fazer. É óbvio que as reacções são diferentes da direita à esquerda, mas o que dirá então o PS crítico em relação a esta política. Mais uma vez Seguro reage tarde e as más horas, porque não quer dar o braço a torcer ou então concorda com esta política.

Eu compreendo que o governo tenha a necessidade de em primeiro lugar querer controlar o défice de forma sustentada e evitar derrapagens que possam pôr em causa todo o esforço dos portugueses, daí que seja necessário aumentar a receita fiscal porque é mais seguro do ponto vista orçamental. É óbvio que há que cortar na despesa, no entanto esta só terá efeitos orçamentais e não reais, porque aquilo que se poupa num ano já não valerá para os anos seguintes. No meio disto tudo está o crescimento económico, que passará por uma terceira fase deste programa talvez já em cima das eleições e é curioso que se preveja a diminuição do desemprego em 2015, precisamente em ano eleitoral. Coincidência ou não a verdade é que esse pode ser um trunfo do governo que também aponta 2014 como o regresso ao tímido crescimento. 

Tendo em conta que Gaspar e Passos Coelho têm falhado nas suas previsões negativas, esperemos que acertem nas positivas. Até lá terão de aguentar um ano horribilis como será 2013, pelo menos até ao primeiro semestre. No entanto o executiva conta com dois apoios fundamentais para se manter no poder durante a contestação que se avizinha: o PR que segurará o executivo e a oposição que continua a se mostrar frágil.

4 comentários:

Alexandra disse...

Pedro,

o nível de contestação é tão elevado que qualquer passo que se dê é visto negativamente! honestamente penso que muitos não compreendem o significado da palavra democracia, nem o que é poder político! 

Este governo entrou em vigência num período muito ingrato da nossa história, mas com troika ou não, têm reduzido drasticamente através de impostos e afins o poder económico da população. Não podemos esquecer que é a classe laboral que continua a alimentar a economia da nossa nação e se esta perder o seu poder de compra não serão os ricos a salvar o barco!

A Europa está a passar por aquilo a que se assemelha a grande depressão dos anos 30. A história mundial e nacional tem tudo aquilo que precisamos saber para evitar os mesmos erros de sempre. Forças políticas deviam encontrar consenso... mas todos querem o mesmo: poder! E é por causa dele, o poder, que estamos como estamos!

Enfim...

Votos de uma boa noite!

Observador disse...

Seguro ainda dá sinais de reagir?
Nada mau...

Francisco Castelo Branco disse...

mas pouco e más horas

Anónimo disse...

[p]In the modern contemporary [url=http://www.saletiffanysetsonline.co.uk]tiffany pendant[/url] culture, we隆炉re in to appearing different plus showing others that we隆炉re . Your styles of this content are so distinctive that you隆炉re going to experience a sort of uncommon affinity in the direction of these which is the magic [url=http://www.cheapsilvertiffanyuk.co.uk]Tiffany Bracelet[/url] of the thomas sabo Wien gifts . Consumers are in enjoy making use of the actual exclusive plus innovative methods of charms . K?lbli is often a local regarding Heidelberg which undertook studies graphic design before starting out about career to be a freelance custom made with regard to jewellery businesses in addition to advert businesses . You aren隆炉t experienced [url=http://www.cheapsilvertiffanyuk.co.uk]tiffany jewellery uk[/url] with this, in that case it truly is more painful when compared with it truly is . Gold charms passed down from mother to child and represent good times [url=http://www.cheapsilvertiffanyuk.co.uk]tiffany bracelet uk sale[/url] in the owners they are keepsakes that can eventually become heirlooms . Hier bei [url=http://www.saletiffanysetsonline.co.uk]tiffany sale[/url] DerMarkenJuwelier . The two styles are quite distinctly different and it???隆猫s a matter of personal choice as to which style [url=http://www.cheapsilvertiffanyuk.co.uk]tiffany jewellery[/url] to opt for . The brand new the SWEET DIAMONDS series theme for sweet diamonds, vowed to be more [url=http://www.cheapsilvertiffanyuk.co.uk]cheap Tiffany Bracelet[/url] sweet.[/p]

[url=http://sheldonhistoricalsociety.org/node/18#comment-189334]we sale cheap handbags online 6q[/url]
[url=http://www.tossandcatch.org/community/messages/9627.html]we sale cheap handbags online 6x[/url]
[url=http://blogs.palmbeachpost.com/opinionzone/2012/11/29/at-stuart-meeting-fpl-and-nrc-too-buddy-buddy/]we sale discount jewellery online 1e[/url]
[url=http://www.masterworksfineart.com/inventory/2177]we sale cheap handbags online 5d[/url]
[url=http://es.wikipedia.org/w/index.php?title=Billboard&action=edit]They sale cheap jewellery online 5y[/url]

Share Button