Etiquetas

sábado, 10 de novembro de 2012

Bandeira da Dinamarca

A Bandeira dinamarquesa ou Dannebrog é uma das mais antigas que ainda continuam em uso. Também se dá o nome de "Pano Honorável".

A cruz que se estende pela bandeira está igualmente plasmada nas outras bandeiras dos países nórdicos, Suécia, Finlândia, Noruega e Islândia. 

Ao contrário de todas as outras bandeiras, esta não foi feita por humanos. De acordo com os mitos ela caiu dos céus durante a Batalha de Reval em 1219. Desde então a Bandeira não mais mudou de formato.

Foi pelo facto da bandeira ter surgido durantes as cruzadas que a cruz representa o cristianismo e a cor vermelha a bravura e coragem dos cavaleiros cruzados. 

Outra explicação é que a Cruz do Danneborg é semelhante à cruz de São Filipe. 


Reza a lenda que a Bandeira da Dinamarca caiu do céu na Batalha de Reval na Estónia por volta de 1219. No entanto apareceu no dia 15 de Junho de 1219 em Lyndanisse. Em 1500 a bandeira que o Rei Hans havia perdido na derrota na Alemanha do Norte era a Dannebrog. 559 anos mais tarde, Frederik II recapturou a bandeira e pendurou na Catedral de Scheswig. 

A ideia da cruz é associada à cruz do sonho que o Imperador Romano Constantino teve em 312. Foi antes dessa batalha que ele se converteu ao cristianismo. 

Sem comentários:

Share Button