terça-feira, 9 de outubro de 2012

Revanche

Lance Armstrong foi recentemente punido pela Autoridade Anti-dopagem Norte-Americana por alegadas suspeitas de uso de doping. Em consequência disso, o ciclista está proibido de correr em solo norte-americano. 
A razão para a suspensão do ciclista tem a ver simplesmente com o facto de ter desistido de tentar continuar provar a sua inocência. No fundo, Armstrong é punido porque não provou a sua inocência......
Durante anos os franceses sentiram-se inferiores aos americanos por causa do ciclismo. As sete vitórias de Armstrong no Tour foi um sapo gigantesco que os franceses tiveram de engolir, ainda para mais há muito que nenhum francês chega a Paris com a camisola amarela. 
Retirando os títulos ao americano, os franceses ficam numa posição de superioridade, quer em termos desportivos mas sobretudo no que à moral diz respeito. É que assim, eles podem justificar as suas derrotas pela batota dos outros. Mas há mais, nesta situação os franceses ficam numa posição mais fácil, porque só consegue ganhar o tour quem estiver limpo de qualquer substância proibida.

Não é por acaso que grandes campeões como Armstrong e Alberto Contador tiveram problemas após terem brilhado nas estradas de Paris. 
Tal como na política, também no desporto os franceses querem assumir a liderança e quando não têm esse poder adoptam uma atitude revanchista.

Sem comentários:

Share Button