Etiquetas

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Quem vai voar pela janela?

A campanha para a Casa Branca continua, tendo sido ontem realizado o primeiro debate entre os candidatos.
Romney ganhou o debate segundo as últimas sondagens, no entanto o candidato do Massachussets continua atrás de Obama. 
Pelos visto a piada de Romney sobre as janelas dos aviões não teve qualquer influência na decisão dos seus eleitores. 
A questão que se coloca é saber se estes debates são importantes para mudar a opinião dos eleitores, especialmente dos indecisos.  Sabendo que a mente do eleitor norte-americano é bastante influenciável, os debates são um momento crucial nas campanhas eleitorais. Além do mais existe um enorme aparato em torno destes duelos.


Ao contrário do que acontece por cá, onde o eleitorado costuma ser fiel ao seu sentido de voto, pelo que a realização dos debates interessa mais aos analistas e comentadores.


Romney tem ainda um mês de campanha pela frente mais dois debates onde reduzir as distâncias para o actual Presidente. Só que o sistema eleitoral norte-americano reserva algumas surpresas, por isso é prematuro estar a falar em vitórias antecipadas. 

Nesta corrida eleitoral há dois aspectos a salientar. O primeiro prende-se com o desânimo dos americanos em relação à governação de Obama. O actual Presidente fez muitos discursos mas a nível interno a sua liderança foi o um desastre. 
O segundo aspecto é a recuperação e força com que Romney tem encarado estas eleições. A esta questão não é alheio o facto de muito cedo ter praticamente garantido a eleição como candidato republicano. 

Já em relação a Obama, pode estar perto de voar pela janela da Casa Branca.....

Sem comentários:

Share Button