domingo, 14 de outubro de 2012

O que significam 5 anos a Olhar Direito?

Hoje completamos cinco dedos de uma mão. Festejamos o 5º aniversário do Olhar Direito. 

Que dizer então destes cinco anos?

280,000 mil visitas de Norte a Sul do país, passando pelos quatro cantos do Mundo. Mais de 12 mil comentários e quase 3 mil posts. Cerca de 25 colaboradores e tantos outros que responderam ao nosso desafio de escrever sobre os mais variados temas. Sim, porque um blogue tem de captar os vários públicos.

Olhar Direito mais do que um projecto é uma ideia. Uma ideia política e social com o intuito de se chegar a um objectivo concreto, independentemente das diferenças ideológicas e pontos de vista diferentes que aqueles que escrevem neste espaço souberam demonstrar. Para nós mais importante que a orientação é a ideia, o objectivo, o resultado final. 

Muitas vezes abordam-me e perguntam se este é um blogue de Direita. Apesar do nome e das minhas convicções políticas, não se pode dizer que este seja um espaço de Direita, até porque alguns colaboradores deste espaço têm ideologias substancialmente diferentes das minhas. Sendo que é esse o principal objectivo desta ideia: Que da discussão saia um resultado. No fundo este blogue tem aquilo que falta ao país: Que as diferentes facções políticas se unam e encontrem o melhor caminho. Nunca será o perfeito, mas que pelo menos tentem chegar ao melhor.

Escolhi OLHAR DIREITO, porque tem naturalmente a ver com a minha formação académica mas sobretudo com outro aspecto. Direito significa honestidade nas análises, rectidão quando se está a opinar, mas acima de tudo com liberdade. Esta palavra é tão cara nos dias de hoje que até já perdeu significado nos meios jornalísticos. No entanto, para nós é fundamental que aqui se escreva tendo sempre em conta a opinião pessoal. 


Como será o futuro? Tal como a situação no país, também é difícil prever o que vai ser blogosfera nos próximos cinco anos. No entanto, enquanto houver vontade de mudar, provocar e criticar é seguro que continuaremos a dar passos por cá. Não daremos cavaco a questões menores, pois continuaremos focados naquilo que é essencial. 

A nossa última palavra é de agradecimento para quem nos visita. São eles que nos obrigam a manter este cantinho sempre actualizado e na procura de chegar a uma solução ideal.  Nós por cá continuaremos com a mesma coerência que tem norteado o Olhar Direito.

Um obrigado em nome todos!

3 comentários:

Observador disse...

Muitos parabéns.
Cinco anos, neste meio, é uma vida.

Tomei conhecimento deste blogue há pouco tempo, através do Pedro Coimbra e, do que já vi, merece continuar.

Um abraço e ... venham mais 5!!!

Francisco Castelo Branco disse...

Muito obrigado

São disse...

Parabéns.

Sou de Esquerda, mas o que acho mais importante, indispensável mesmo, é a convicção de cada pessoa e a rectidão de procedimentos, além do respeito por quem pensa diferente.

Cordiais saudações.

Share Button