Etiquetas

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

No Largo do Rato a boa vida continua.....

Muito se fala que o Governo tem estado a destruir a economia com as suas políticas de austeridade. É certo que o caminho escolhido é difícil de aceitar, ainda para mais quando se sente que estamos a caminhar para o mesmo abismo que a Grécia.

Umas das bandeiras deste executivo foi a poupança. Para isso, nos primeiros meses, vieram a lume certas atitudes do governo para dar o exemplo aos portugueses. Quem não se lembra da mudança de executiva para económico nas viagens dos membros do governo, da questão das gravatas no ministério da agricultura, entre outras pequenas coisas que fizeram deste governo um executivo poupadinho. 

Não que com estas mudanças o problema do défice estivesse resolvido, mas era um sinal importante e a anunciar tempos difíceis.
É óbvio que agora ninguém se lembra disso e além do mais são questões com pouca importância se tivermos em linha de conta os cortes que estão a ser feitos para se conseguir em tão pouco tempo equilibrar as contas públicas. 
Agora chamam de populista ao governo por se ter gladiado com estas questões.

Enquanto que o governo vai dando exemplos que a austeridade é para todos, o Partido Socialista faz o contrário. A questão da nova frota automóvel do grupo parlamentar é no mínimo escandalosa. O PS também tinha a obrigação de passar uma imagem de acordo com os novos tempos. Trocar BMW´s por Audi´s e ainda por cima vir gozar com os Clios, roça o imoral. Por aqui se vê a mentalidade de alguns deputados de alguns partidos, o problema é que já estamos habituados a este tipo de despesismo. 

Se calhar, é este o caminho alternativo que António José Seguro tem para o país, já que até ao momento ainda não ouvimos da boca do líder socialista uma proposta para o OE. Onde corta o secretário geral do PS? Imposto sobre as PPP´s? Então não foram os governos socialistas os recordistas de parcerias público privadas? E agora cabe ao governo ter que andar a renegociar sob pressão.

Podemos criticar o governo por causa das suas medidas, no entanto em termos práticos o PS ainda não se colocou ao mesmo nível das restantes pessoas que tiveram de mudar de vida. Para os lados do Rato, a boa vida continua....

Sem comentários:

Share Button