domingo, 2 de setembro de 2012

Olhar a Semana - A troika com os ouvidos bem atentos

PSD e PS dão hoje o pontapé de saída para o inicio da temporada política. É certo que já houve um discurso no pontal, mas é com o encerrar das Universidade de Verão que os sociais democratas começam a batalha por mais um ano político. O PS fará o mesmo na sua nova imitação. Que por acaso também se chama Universidade de Verão.

Este será um arranque desde logo condicionado pelo encontro secreto que os dois lideres partidários tiveram durante esta semana. Outro aspecto importante e que será tido em conta amanhâ é a presença da troika em Portugal, sendo que na terça feira haverá uma conferência de imprensa para apresentar os números reais. Contudo, ficamos a saber que o défice deste ano será quase 7% e não 4,5% previstos pela troika e prometidos pelo Governo. 

Antes de saber o que os partidos pensam, Cavaco Silva também já meteu a foice em seara alheia. Para o Presidente será necessário um reajustamento do programa de ajuda. Isso já todos sabíamos. No entanto, o mais importante foi Cavaco ter apontado os erros cometidos pela própria troika. Finalmente alguém que fala na cara e não tem medo de repercussões vindas do exterior. 

Por tudo isto, é com enorme expectativa que se esperam os discursos de amanhâ, até porque tanto o apelo de Passos Coelho como o ataque de Seguro terão de ser articulados de forma a que a troika ouça aquilo que realmente quer. Da parte do Governo uma atitude realista mas activa, no que toca ao PS uma cooperação institucional. 

Sem comentários:

Share Button