segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Maozinha da Merkel?

O anuncio de mais medidas de austeridade por parte de Passos Coelho aconteceu numa altura em que troika estava a meio da quinta avaliação. 
Apesar da promessa do PM, não é de descurar que as medidas tenham sido discutidas durante a semana passada e com o aval da troika. Passos Coelho podia estar muito bem sem saber como compensar o chumbo do Tribunal Constitucional na questão dos subsídios e vaí daí a troika deu uma ajudinha ao Governo Português.
Na mesma semana, o Banco Central Europeu tomou a decisão de baixar a taxa de juro e de comprar dívida. O que foi uma boa notícia para Portugal, acabou por ser ofuscada pelas medidas anunciadas.  No fundo, Portugal está a ser usado nesta guerra entre o BCE e o Bundesbank, pelo que não é de estranhar que na mesma semana Portugal e Grécia foram obrigados a anunciar mais medidas de austeridade. Todos sabemos que Merkel é contra as Eurobonds, no entanto o BCE decidiu e bem dar um passo em frente na questão de ajudar os países em dificuldades.
Não tenho duvidas que tanto como Portugal como a Grécia estão a ser vítimas desta luta pelo poder na Europa.  Podemos até concluir que os dois países estão a ser atirados para fora do Euro de forma lenta e mesquinha.

Sem comentários:

Share Button