sábado, 15 de setembro de 2012

15 - As Guerras Liberais


As Guerras Liberais que ocorreram no período de 1828 e 1834 constituiu um dos períodos mais importantes da História de Portugal. Sem elas, o país teria sem duvida alguma caído para sempre para um regime de monarquia. A grande frustração de alguns monárquicos contemporâneos foi precisamente o rumo que a chamada guerra dos dois irmãos levou.


A disputa pelo poder e a consequente Guerra Civil que se travou  foi um dos momentos chaves da nossa história. Ao longo dos subtemas iremos desenvolver este tema com toda a minúcia e rigor que se exige, no entanto é importante fazer algumas considerações sobre o período em causa.


A morte de D.João VI veio criar um problema na sucessão do torno. O herdeiro era D.Pedro, mas sendo este Imperador do Brasil, estando deserdado naquele país desde os acontecimentos de 7 Setembro de 1822. Contudo, a vontade do príncipe era voltar e comandar os destinos do país. Só que D.Miguel e os seus apoiantes não estavam com as mesmas ideias.
Como era natural, D.Pedro IV não podia ao mesmo tempo governar o Brasil e Portugal, pelo que teve de tomar uma opção. A sua vontade era regressar ao seu país como Rei, esbarrava na própria Constituição brasileira de 1824 que impedia que governasse os dois países.


D.Miguel que estava exilado no Brasil também voltou a Portugal para liderar uma revolta contra D.Pedro. As Cortes aclamaram D.Miguel como Rei de Portugal no dia 23 de Junho 1828. Estava instalada a confusão, contudo agora era altura de obter o reconhecimento internacional.


O que será tratado com maior detalhe nos próximos capítulos revela bem a forma da disputa pelo poder no nosso país. Neste caso, e porque na altura todos eram familiares uns dos outros, foram membros da família real que combatiam entre si. Os liberais, liderados por D.Pedro e os Absolutistas chefiados por D.Miguel mostaram um enorme apego à causa mas também às armas. As convicções políticas também foram importantes para a divisão. No fundo, aqui começou a nascer novas posições ideológicas. As Guerras liberais também tiveram um cunho muito político, não se ficando só pela questão de sucessão.


Foi um período bastante interessante do ponto de vista, politico, militar e social. Talvez um dos momentos mais interessantes da nossa história.

 (continua dia 22)

Sem comentários:

Share Button