Etiquetas

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O problema do Croissant Misto e da Coca Cola

Aqui está um bom exemplo do porquê da nossa economia estar parada. Com o IVA a 23% é impossivel ir jantar fora ou simplesmente estar numa esplanada sem gastar mais do que 5 ou 6 euros. Não é aceitável que um simples croissant misto fique nos 3.20 como acima se mostra. Muito menos se compreende o custo de uma coca-cola. Se o governo quer evitar as idas às esplanadas para assim não perturbar a produtividade nacional. De facto, os preços praticados evitam uma pequena interrupção no trabalho. 
É por estas razões que as receitas provenientes do IVA não são suficientes para cobrir o défice orçamental. O governo tem de repensar a sua política fiscal, nomeadamente em termos de IVA. Se for para subir o IRS nada de grave, mas a taxa de IVA tem de descer rapidamente para que haja mais possibilidades de consumir. Contudo, subindo IRS as pessoas vão também pensar duas vezes. No fundo, é um pau de dois bicos. 
O próximo Orçamento deverá ter em conta mais as necessidades económicas do que as preocupações financeiras, isto é, há que fazer crescer a economia mesmo que para isso seja necessário ficarmos um pouco mais pobres.

Sem comentários:

Share Button