Etiquetas

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Entre Obama e Romney, venha o diabo e escolha?

A três meses das eleições norte-americanos e num momento em que decorre a Convenção Republicana, a dúvida entre quem vai ser o próximo Presidente dos Estados Unidos manter-se-à até ao ultimo dia. Obama não consegue a vantagem suficiente para no dia 5 de Novembro vencer categoricamente.

A ascensão de Romney tem sido feito de forma paulatina e não será surpreendente se depois desta Convenção, o candidato republicano não esteja à frente do actual Presidente. Nas reeleições, é normal o Presidente vencer e com uma diferença substancial, só que nesta ocasião isso não vai acontecer e não me surpreende que o actual Presidente não ganhe. Obama prometeu muito mas veio a desiludir. O seu calcanhar de aquiles foi a crise económica e o seu plano de saúde. Ao contrário do que afirmou, se os Estados Unidos continuarem nesta situação podem muito bem vir a ser a Grécia ou Portugal. 


Parece haver uma certa insatisfação com a figura do actual Presidente bem como do seu discurso. Ou melhor, Barack Obama já não tem mais nada para dizer além do seu famoso "Yes we can". Romney, por seu lado, parece ter a imagem de um político credível que não faz grandes discursos mas é eficiente. 

Se o candidato republicano continuar a subir podemos muito bem assistir a uma queda do promissor e nobel da Paz Barack Obama.

Sem comentários:

Share Button