Etiquetas

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

É preciso algo mais

Perante o insucesso que foi a participação do Judo nos Jogos Olimpicos, os atletas Telma Monteiro, João Pina, Yahima Ramirez e Joana Ramos vão perder o estatuto de atleta olímpico bem como as bolsas. 
Existindo um contrato-programa com o governo em que era objectivo comum obter uma medalha, a atitude governativa é a mais sensata e razoável.

O judo era a unica modalidade em que os portugueses apostavam numa medalha. Contudo, os resultados dos atletas nacionais não foram além da 1ª eliminatória. Todos sem excepção.

Para se obter apoios, beneficios e melhores condições de treino é necessário obter resultados. Apesar de achar que Telma Monteira era a unica esperança de conquistar uma medalha, sempre tive a sensação que não era por ali que conseguiríamos algo. Normalmente quando as expectativas são altas, a probabilidade de falhar é maior. Foi exactamente o que aconteceu. Quando aqueles que melhores condições têm e são sujeitos a uma pressão extra, acabam por falhar têm de ser responsabilizados. Ao contrário do que acontecia em edições anteriores, nada acontecia quando os resultados não eram os esperados. Havia sempre uma desculpabilização pelo fracasso do atleta. Costuma-se falar em pressão psicológica mas os grandes campeões conseguem suportar essa "pressão". Por estranho que possa parecer, os nossos atletas não se dão bem com os ares da responsabilidade, preferindo o conforto do "eu dei tudo".

Com este sinal, está a exigir-se aos atletas mais empenho e profissionalismo. Não se pode chegar a uns Jogos Olimpicos com o estatuto de quatro vezes campeã da Europa e ser eliminada logo na 1ª ronda. A obtenção de uma medalha nos Jogos é o sonho de qualquer atleta e o culminar de uma carreira. Não chega ser campeão do mundo ou da Europa. Conquistar uma medalha olímpica é o ponto mais alto de um trabalho realizado durante quatro anos. 

O exemplo dado pode mudar a mentalidade de alguns atletas que vão para os Jogos fazer "turismo". 



Sem comentários:

Share Button