segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Causas & Coisas - os Papagaios falam

Uma das preocupações mais frequentes das pessoas é aquilo que os outros pensam ou falam. Esse estigma nacional de estar preocupado com o que os outros dizem ainda está muito enraizado na sociedade portuguesa. 
Em muitas ocasiões deparamo-nos com o famoso "As pessoas falam", sendo de realçar que ninguém quem são essas pessoas nem sobre o que comentam. Também há uma segunda vertente deste provérbio nacional, que é o "as pessoas comentam". 
Esta é uma forma de condicionar uma pessoa a fazer seja aquilo que for. Não há melhor maneira de impingir insegurança a uma determinada pessoa que esta. Logo aqui fica-se a pensar naquilo que se comenta. Pior ainda é o tempo que se perde a tentar descobrir quem são os seres humanos autores de tamanha cabala.
Quem se importa com este tipo de fobia, não é uma pessoa segura. No entanto, aquele que se diverte a meter medo ao outro também não é muito seguro de si. O objectivo primordial de lançar o pânico é transferir a insegurança para o outro, que à partida é uma pessoa confiante.
A atitude a tomar perante este tipo de lavagem cerebral só pode ser duas: um se dá importância ao facto e aí morre logo a motivação ou então segue-se para a frente, deixando os papagaios falar. Esta figura dos papagaios é uma daquelas que deveria fazer parte da bandeira nacional, ou então podia ser um símbolo. É impressionante o número de aves exóticas que circulam por aí. É um autêntico bando que anda por aí. 
De facto, a atitude a tomar é deixar as pessoas falarem, porque só assim é que um dia mais tarde se calarão.

Sem comentários:

Share Button