Etiquetas

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Causas & Coisas - Falta de respeito


A frase já não há respeito é uma constante cada vez mais usada no nosso quotidiano. Normalmente são os paizinhos que se referem aos filhos como “maus comportados”. No entanto, muitos valores importantes têm vindo a perder importância na nossa sociedade. Uma delas é sem dúvida o respeito, sobretudo pelos mais velhos. Nota-se muito nos transportes públicos, na rua e até em outros locais a falta de respeito mas sobretudo a inexistência de educação cívica. A perda de valores e princípios é um dos grandes temas quentes que se pode discutir nos dias de hoje. 
É por isto que se ouve cada vez mais a expressão “lei da selva” ou “republica das bananas”, embora o segundo termo seja aplicado mais à política do que propriamente ao comportamento sociológico.

A falta de educação origina também actos de violência que depois gera em insegurança por parte do colectivo. E a violência não é só física, sendo de aplicar ao caso concreto questões morais.

Isto é consequência de uma sociedade que não olha a meios para atingir os fins, pelo que atitudes de egoísmo, vingança e mau estar são cada vez mais frequentes na sociedade aparentada. Não que devêssemos caminhar para a perfeição, no entanto perante os dados lançados a possibilidade de surgirem mais conflitos sociais é maior.

3 comentários:

francisca disse...

como concordo consigo Francisco...

Eduardo P.L disse...

Francisco, tens inteira razão!
Preciso seu e-mail para tratar de um assunto de nosso interesse. Me passa:
cimitan@terra.com.br

Forte abraço

daga disse...

É verdade, Francisco, a falta de educação, de valores, de princípios está a dificultar a convivência amigável, a originar a violência e a insegurança!

Share Button