Etiquetas

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

a favor das touradas em Viana

Esta polémica em torno das touradas em Viana do Castelo é ridícula. Não se percebe como é que um autarca proíbe um espectáculo que é legal e ainda por cima vai contra uma decisão proferida pelo tribunal. É  óbvio que a Autarquia já recorreu da decisão, mas enquanto o tribunal não decide, o melhor é meter o povo ao barulho.

Este sempre foi um tema fracturante, mas um autarca não está acima da lei nem dos gostos das pessoas. Tem todo o direito de proibir o que quer que seja na sua autarquia, embora a decisão de ter terminada com as touradas no seu concelho não tenha sido uma decisão colectiva. No entanto, não pode proibir aquilo que é legal, ou seja a vontade de uma Associação realizar uma tourada. Uma questão é o apoio camarário que poderá inviabilizar a corrida, outra é a vontade de uma entidade com dinheiros próprios realizar uma corrida numa propriedade privada. 
Pior ainda é incitar a população a "desmontar" o espectáculo. 
Não se percebe qual o argumento dos movimentos antitouradas, que hão-de ser sempre uma minoria. Que eles não gostam isso é um direito que assiste a cada um, mas proibir a realização de um show porque meia duzia de gatos pingados são insensíveis não lembra a ninguém. Ainda por cima está tudo dentro da legalidade. Só a mentalidade portuguesa é que permite que uma minoria não deixe a maioria se divertir, mesmo que venham com aqueles argumentos que o toiro sofre e bla bla bla. 
Mas a decisão da Câmara de Viana não é de espantar, porque vem no seguimento daquilo que aconteceu em Barcelona. Viana também quer ser diferente e ser pioneira por alguma razão. Assim sendo, acaba-se com as touradas.


Não se pode é entrar em vandalismos e coacções ao tentar impedir um espectáculo numa zona privada. Mas o Portugal dos pequeninos é assim. Mesquinho, invejoso e está a tornar-se violento. Preocupante.

1 comentário:

Anónimo disse...

Isto é só rir. Então o povo está a tornar-se violento.. As touradas nêm são nada violentas.. Que grande palhaço que tu és.

Share Button