quinta-feira, 12 de julho de 2012

Sá Carneiro - Miguel Pinheiro


Miguel Pinheiro faz uma excelente biografia do antigo Presidente do PSD. Para além de ser uma biografia pessoal, o autor oferece-nos, e como não poderia deixar de ser, todas as peripécias do período revolucionário. 

A biografia de Francisco Sá Carneiro é uma oportunidade para conhecer um homem que lutou pela liberdade, mas acima de tudo, tentou o desenvolvimento económico e social do país. 
Nesta obra descobrimos o lado pessoal do fundador do PSD. Autoritário, consevador, teimoso mas igualmente convicto das suas ideias. Apesar das peripécias da Revolução Sá Carneiro nunca mudou a maneira de ser, especialmente dentro de casa. Não se pode considerar que a sua vida tenha sido fácil. Os constantes problemas de saúde não o deixavam 100% disponível para a política e ainda por cima teve que lidar com a questão do seu divórcio numa altura de campanha eleitoral, o que poderia acabar com a sua carreira política.



No que toca ao aspecto político, as qualidades mantêm-se. Rigoroso, acertivo e bastante convicto do caminho a seguir, tendo sido sempre o principal rosto contra o MFA e o General Ramalho Eanos durante o período do pós 25 de Abril. 
Este livro tem bastantes curiosidades. Por exemplo, ficamos a saber as circunstâncias em que José Socrates, Paulo Portas, Sousa Franco, Guilherme d´Oliveira Martins e Pedro Santana Lopes participaram na vida partidária do PSD. No entanto, só o primeiro manteve-se fiel ao seu partido, tendo os restantes seguido outras paragens ideológicas, como sabemos.



Por fim, ficamos um pouco indignados pela forma como Sá Carneiro morreu, sendo que Miguel Pinheiro fornece algumas pistas em relação à tese de atentado.

1 comentário:

daga disse...

Grande Homem que sempre lutou pelos seus ideais, nunca baixou os braços nem se calou! por isso, morreu, já que em política todos os grandes homens , todos os que realmente querem uma vida melhor para o povo, são eliminados! cá em Portugal, nem a coragem tiveram de declarar que foi atentado...tristeza :(

Share Button