Etiquetas

segunda-feira, 23 de julho de 2012

(pouco) espírito Olímpico

Na próxima Sexta feira começam os Jogos Olímpicos de Londres.Sem a grande azáfama e interesse de outros tempos, os jogos que reúnem atletas de todo o mundo são o ponto alto de qualquer desportista. A importância de ganhar uma medalha é hoje em dia fundamental mais do ponto de vista comercial do que pessoal. 

Não que a obtenção de uma medalha não seja importante. No entanto, a glória alcançada nos Jogos é rapidamente esquecida no momento em que as grandes marcas apostam num atleta medalhado para ser o rosto de um anúncio. Para se alcançar a vitória nos jogos é preciso ser o melhor de entre os melhores, o que leva alguns atletas a usarem do doping para se adiantarem em relação aos restantes. Contudo, hoje são muito poucos aqueles que escapam ao controlo antidoping. Esta questão da batota levanta outro problema. 
Ao contrário do que sucedia antigamente, já ninguém vai para os Jogos a pensar na participação e no prestígio. Vencer é a unica forma de alcançar um contrato milionário nos próximos quatro anos. 

Por isto os Jogos Olímpicos são uma competição cada vez mais afastada dos grandes torneios como o Campeonato de Mundo de Futebol e Rugby, do torneio de Roland Garros, do Tour de França entre outros.

Sem comentários:

Share Button