Etiquetas

domingo, 29 de julho de 2012

Olhar a Semana - Fim da saison

A época balnear está a entrar na sua fase mais importante. Com isso, a vida política nacional entra também de férias. No entanto, os debates vão descansar mas a palavra crise irá acompanhar o verão, até porque muitos farão as suas férias mais comedidas devido ao corte dos subsídio de férias, pelo que estas serão umas férias diferentes para todos.

O ano que passou foi de grande sacríficio para todos, no entanto paira no ar uma certa mudança. O sentimento geral é contraditório. Se por um lado sente-se a necessidade de contribuir para os sacrificios, por outro há um certo descontentamento pela forma como o governo está a gerir esta crise. 

A duvida se existirá mais austeridade manter-se-à até à apresentação do Orçamento de Estado para 2013. Gaspar fica no gabinete em Agosto enquanto Passos vai de férias, mas com o pensamento na forma como irá contrariar o recente acordão do Tribunal Constitucional relativamente à questão do corte dos subsídios. A troika quer uma resposta e o povo uma reposição de um direito que mais não é do que uma invenção socialista de procurar aumentar a despesa do Estado. 

Seguro vai a banhos mais confiante porque  sente o descontentamento popular a cada esquina, mas dentro do seu partido nota-se uma insegurança em relação à sua liderança. 

Apesar da credibilidade externa estar a ser reconquistada, o nosso futuro também se joga na mais que provável bancarrota grega, que pode ser assinalada já neste mês. Haja ou não coragem alemâ para colocar um ponto final nesta vergonha despesista que vem do Sul da Europa. Sim, porque com a crise espanhola e o     iminente descalabro italiano, muitos vão passar o verão na expectativa. 

nota :  O Olhar a Semana volta em Setembro, tal como a História de Portugal. 

Sem comentários:

Share Button