Etiquetas

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Causas & Coisas - o país do Senhor Cunha

O Senhor Cunha vive em Portugal há muito tempo. Primo do Compadrio e da Influência, já tem uma certa idade mas ainda assim ele é o unico que fornece os melhores serviços às melhores pessoas. Foi só após o 25 de Abril é que começou a ser conhecido. No entanto, também o Estado Novo de quando em vez recorria aos seus serviços. Mas foi no período democrático que todos os portugueses o ficaram a conhecer.

A escolha de Portugal para viver teve uma unica razão: Há quem não tenha capacidade para chegar onde pretende pelo mérito.

No nosso país, há quem o chame por diversas razões. Pela sua experiência, os cargos políticos são os mais apetecíveis mas também os mais dificeis de obter porque de 4 em 4 anos o governo muda de cor partidária. Uma das dificuldades do Senhor Cunha é explicar que o cargo é temporário e nunca definitivo, no entanto a remuneração vale bem a pena o curto espaço de tempo no poder. Na entrevista não é necessário habilitações literárias, até porque quem tem cursos e boas médias normalmente não recorre ao Senhor Cunha, e quando recorre; num espírito de missão; o Senhor Cunha lá vai dizendo que os lugares disponiveis são para pessoas menos capazes. As boas médias servem para ter bom emprego mas nunca para alcançar o topo na política. Nestes casos, quem tem menos habilitações literárias acaba sempre por ganhar o concurso. De vez em quando lá aparece um candidato que nem curso tirou  ou gravata usa.


O Senhor Cunha é para muitos um verdadeiro pai e ao mesmo tempo pai e mãe. No entanto, ninguém retribui o favor que foi prestado, porque o trabalho dele é pago a peso de ouro pelos contribuintes.

É a pessoa mais famosa do país e certamente aquele a quem muitos recorrem nas horas de aperto, sobretudo em caso de crise. No entanto, ninguém sabe quem ele é, onde mora, que actividades tem, ou sequer onde trabalha. Os lugares que frequenta são secretos e jamais são revelados.

Mas o Senhor Cunha não serve só para pedir ajuda. Quando está zangado pode acabar com a carreira da própria pessoa que o ajudou. Sendo uma pessoa influente é natural que mantenha contactos com a comunicação social e agências de comunicação. Basta-lhe um dia mal disposto para, por exemplo afirmar que um político não tem curso ou fê-lo de forma apressada. Embora o Sr Cunha seja também o melhor amigo da comunicação social, ninguém sabe quem ele é, pois ele nunca dá a cara, mas as informações que revela são totalmente fidedignas.

Amado por uns, odiado por outros, o Senhor Cunha é sem sombra de qualquer dúvida, uma figura de referência nacional, embora seja quase transparente.

Sem comentários:

Share Button