Fonte: Site da ACI Games
Amanhã,
13 de junho 2012, começa a Rio +20. Trata-se da Conferência das Nações Unidas
sobre Desenvolvimento Sustentável que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro.
As
conferências da ONU sobre desenvolvimento sustentável tiveram início em 1972,
com a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano em Estocolmo, ou
seja, desde a década de 70 que a comunidade internacional começou a preocupar-se
com o tema.
Entretanto,
foi na ECO 92 (Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e
Deselvovimento), que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro em 1992, que o meio
ambiente foi finalmente estabelecido como pilar do desenvolvimento sustentável.
A ECO 92
foi um marco porque, além de determinar que a preservação do meio ambiente
também tinha cunho social, teve como resultados a criação da Convenção da
Diversidade Biológica, da Convenção-Quadro sobre Mudanças Climáticas, de uma
agenda para o meio ambiente no século 21 e inovou com a inclusão da sociedade
civil nas discussões climáticas.
Por esta
razão, a conferência, que se inicia amanhã, recebeu o nome de Rio +20, pois
recorda que há 20 anos, nesta mesma cidade, ocorreu uma das principais
convenções sobre o meio ambiente das Nações Unidas.
Neste
ano, os dois principais temas da Rio +20 é a economia verde (produzir sem
degradar o meio ambiente) e governança internacional (para permitir que haja o
estabelecimento da economia verde internacionalmente).
Isto é, esta convenção não trata de
ecologia, pois temas como emissão de CO2 e biodiversidade não serão abordados,
mas sim como crescer, erradicar a pobreza e ao mesmo tempo preservar o meio
ambiente. E antes mesmo de começar, a Rio +20 já possui várias polêmicas.
A
primeira e mais infantil, foi a ameaça de esvaziamento da mesma, em virtude dos
altos preços praticados pela rede hoteleira do Rio de Janeiro, que cobra em
média 160€ por um quarto em um hotel três estrelas. Com isso, as delegações ameaçaram não vir mais
e o governo brasileiro teve que intervir.
A
segunda é a concidencia da Rio +20 acontecer no mesmo ano em que foi aprovado o
polêmico Código Florestal brasileiro, que até agora não se sabe se protege o meio
ambiente ou se protege quem destroi o meio ambiente.
A terceira
é a ausência de líderes de peso como Barack Obama, Angela Merkel e David
Cameron, o que pode causar o enfraquecimento do evento, apesar do suposto
otimismo da ONU em relação aos mesmos. Realmente, qual a força de uma convenção internacional sem EUA, Alemanha e Reino Unido?
E a
cereja do bolo foi as declarações de Marina Silva, ex-senadora, ex-ministra
do Meio Ambiente, candidata derrotada à presidência da República pelo Partido Verde e
ativista ambiental renomada mundialmente, que disse que a Rio +20 será uma
perda de tempo enquanto os países se limitarem a discutir a cor da economia (em
alusão a um dos temas principais da conferência, a economia verde).
A Rio
+20 termina dia 22 de junho de 2012, vamos ver o que vai dar.
Larissa
Bona


Sem comentários:
Enviar um comentário