Etiquetas

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Os Gregos querem-no a ele

Apesar da vitória da Nova Democracia de Antonis Samaras nas eleições gregas, o partido que ficou em primeiro lugar não conseguiu uma maioria absoluta, pelo que vai ter de se coligar ao PASOK e Venizelos. Também é verdade que o objectivo dos dois partidos mais moderados é que a Grécia se mantenha no Euro, e portanto o acordo da troika manter-se-à......
Contudo há um pequeno problema :  o Syriza ficou em segundo lugar e neste momento pode ser um entrave à formação de um governo de coligação entre ND e Pasok, sendo que não é crível que estes dois partidos consigam um entendimento logo no primeiro encontro.
Perante esta dificuldade, o Presidente grego já encetou contactos com Fernando Santos para que seja convidado a formar um governo de unidade nacional. Santos é o unico com credibilidade naquele país neste momento, e a passagem da Grécia aos Quartos de final do Euro 2012 elevou o técnico português a herói nacional.
Não se sabe qual a resposta de Fernando Santos, mas ao que tudo indica vai aceitar o convite, até porque ele é o unico que consegue gerar um consenso naquele país, sendo que ainda não se conhece a sua posição em relação ao acordo de resgate.
Share Button