terça-feira, 19 de junho de 2012

O polvo francês

Platini foi um enormíssimo jogador, para mal dos nossos pecados. Passeou classe por todos os relvados que pisou, culminando uma carreira brilhante com o titulo europeu de 1984.
Desde que assumiu a presidência da UEFA, Michel Platini tem tido atitudes e declarações descabidas causando indignação junto de alguns clubes e selecções. A reforma da Champions deixou muito a desejar, sendo que países como Portugal ficaram claramente a perder. As suas mudanças visam sempre prejudicar os mais pobres e dar mais aos ricos.

Quando vamos entrar numa fase crucial do Europeu com o inicio dos Quartos-de-final, Michel Platini não podia ter afirmado que gostava de uma final entre Espanha e Alemanha. São sem dúvida as equipas mais fortes e deve ter sido esse o espírito que conduziu o Presidente àquelas declarações, mas o lider do organismo que tutela o Europeu não pode proferir tais afirmações. E ainda para mais, quando no mesmo dia a Espanha foi claramente beneficiada frente à Croácia e com isso evitou uma eliminação histórica.

Pode-se dizer que Platini não inclui a sua França neste prognóstico, mas a "sua" final é a desejada por quase todo o mundo. Contudo, como reagirão os franceses se tiverem de medir forças com a Alemanha ou com a Espanha? Seria bom fazer pedir uma antevisão ao Presidente da Uefa para ver se mantêm ou altera o prognóstico feito ontem no primeiro balanço da prova.

Este Europeu também foi marcado pelas previsões de um polvo português. Veremos se o Polvo francês identificado na fotografia também irá acertar nas suas previsões. É que se por acaso Espanha e Alemanha chegarem ao jogo decisivo com polémica, vai haver muita revolta dentro do organismo. E não digo em relação a Portugal, porque continuamos a ser pequeninos tal como a Grécia, mas Inglaterra e França poderão fazer ouvir a sua voz.

Podemos considerar que as declarações de Platini foram uma tentativa para enganar os media e o publico e assim esconder a preferência do coração, mas depois do que vimos ontem, já começaram as suspeitas.





Sem comentários:

Share Button