segunda-feira, 25 de junho de 2012

A Malapata inglesa......

Os ingleses estavam confiantes mas foram os italianos que acabaram por festejar. O 0-0 manteve-se até aos 120 minutos do jogo entre Inglaterra-Itália referente aos quartos-de-final do Euro 2012. Faltava saber quem seria a quarta melhor selecção europeia depois de Portugal, Alemanha e Espanha.

Os ingleses cansados viam nas grandes penalidades a unica forma de vencer uma Itália que desperdiçou várias ocasiões de golos e manteve o dominio de jogo desde a segunda parte até aos minuto 120. Quando Proença apitou para as grandes penalidades, da bancada onde vieram milhares de ingleses, havia um sentimento misto. Se por um lado, o jogo estava acabado e ainda não estavam eliminados, por outro muitos recordaram o passado recente:  nas ultimas cinco vezes que os ingleses foram a penalties em fases a eliminar nas grandes competições tinham perdido sempre.

A saber : Mundial 90, Euro 96, Mundial 98, Euro 2004, Mundial 2006 e agora no Euro 2012.

Os ingleses ainda quiseram mudar a história quando estiveram em vantagem por 2-1 após o falhanço de Montolivo, mas quando Pirlo marcou "à Panenka" ou "à Postiga", a equipa inglesa foi-se abaixo, tendo Ashley Young e Ashley Cole falhado e acabado por dar a vitória aos italianos.


Será dificil perceber o que está por detrás desta forma de perder nas eliminatórias das fases finais, mas já está um obstáculo psicológico à selecção inglesa neste tipo de eventos. Curioso é que foram os próprios britânicos que mais fizeram por chegar às grandes penalidades. Haverá volta a dar?

Sem comentários:

Share Button