Etiquetas

sexta-feira, 22 de junho de 2012

E o futebol lá vai cumprindo o seu papel...

Portugal conseguiu o apuramento para as Meias finais do Euro 2012 graças a um golo de Cristiano Ronaldo. Apesar de partir com poucas expectativas para este Europeu e de estar incluido num grupo com selecções mais apetrechadas em termos de craques, a Selecção Nacional vai cumprindo ultrapassando etapas, alcançando a sua sexta presença nas meias finais de uma grande competição.

Muitos criticam o excesso de mediatismo em torno da Selecção e do fenónemo futebolistico mas a verdade é que continua a ser o desporto-rei que tem levado o nome de Portugal bem alto. Assim de repente, não me lembro de uma actividade em que um português tenha alcançado sucesso a nível internacional, embora os nome de Souto Moura e Durão Barroso saltem à vista pelas recentes distinções.

Embora a maior parte da população portuguesa goste do fenómeno, há quem ainda olhe com desconfiança e aborrecimento para o futebol, no entanto a selecção nacional tem conseguido com os seus feitos cativar adeptos que em primeira instância não ligavam a estas "reuniões". É impressionante como hoje se consegue encher "mini estádios" por esse país fora para apoiar a selecção.

Portugal vai deixando adversários de peso pelo caminho. Contudo agora terá de medir forças com a Espanha ou a França, duas selecções que costumam ser um obstáculo à presença de Portugal em finais. Hoje realiza-se o Alemanha vs Grécia. Em termos politico-desportivo vai ser um desafio curioso, com a presença garantida de Angela Merkel. É uma oportunidade unica para que a vingança seja um prato que se serve grego....
Também é por isto que o futebol é cada vez mais um fenómeno importante na nossa sociedade.

Sem comentários:

Share Button