Etiquetas

segunda-feira, 25 de junho de 2012

84 anos a sonhar com o poder

Demorou 84 anos a chegar ao poder, mas a verdade é que a Irmandade Muçulmana conseguiu chegar ao lugar que há muito aguardava. Um ano e meio depois da queda de Mubarak e após enormes dificuldades para que as eleições se realizassem, a frente islamita egípcia convenceu os egípcios de que era a melhor solução para "substituir" Mubarak.
Entretanto, no meio desta confusão eleitoral, o histórico Presidente egípcio faleceu sem ter assistido a uma mudança radical no país dos Faraós mas também na região.

No fundo, o objectivo da IM foi conseguido. Provocar uma revolta popular, derrubar Mubarak e chegar ao poder. Não sei se os egípcios foram forçados a tomar esta escolha ou simplesmente a maioria da sua população é muçulmana mas a verdade é que em termos políticos, aquele país vai virar de um extremo para o outro. Contudo, não será fácil convencer os militares, muitos deles aliados do antigo regime; a aceitar esta vitória da Irmandade, mesmo com os 51,73 que Mohamed Mursi obteve na votação.

Será interessante como reagirá a comunidade internacional a estes acontecimentos, nomeadamente os Estados Unidos. Recorde-se que eles tiveram um papel fundamental na destituição de Hosni Mubarak. Mas com certeza que não quererão mais um problema de radicalismo no maior país árabe.

2 comentários:

daga disse...

Também ajudaram na revolução cubana a correr com o ditador... e depois não gostaram do resultado final!

Francisco Castelo Branco disse...

é o que vai acontecer agora

Share Button