Etiquetas

terça-feira, 15 de maio de 2012

Juntos por pouco tempo

Foi empossado como novo Presidente Francês e à tarde já estava com Merkel. Com este par já não há possibilidade de fazer jogos com o nome dos intervenientes, pelo que temos de pronunciar tanto ele como ela. 
A situação na Europa obriga a que os dois principais países estejam unidos, mesmo que as soluções partidárias e os caminhos idealizados para a UE sejam totalmente distintos. Não era de esperar que no primeiro encontro houvesse estalada e troca de insultos, mas com o tempo isso pode ser uma inevitabilidade. Isto se a interveniente do lado esquerdo da fotografia se mantiver no exercício das suas funções. 
Para já o problema chama-se Grécia. A actual situação grega é complicada, não só por causa do impasse na formação de um governo, mas porque as sondagens indicam uma vitória do Syriza no novo acto eleitoral. Ora, caso isso aconteça, o figurino europeu muda completamente, sendo que os países sob ajuda externa poderão sofrer convulsões sociais.
Sendo Merkel e Hollande de um espectro político moderado, não é de esperar um tratamento carinhoso para o partido da esquerda radical grego.

Sem comentários:

Share Button