domingo, 15 de abril de 2012

Olhar a Semana - a relação aproxima-se do fim

Daqui a uma semana realizam-se as eleições presidenciais francesas. A primeira volta deverá ditar um empate entre os dois principais candidatos : Sarkozy e François Hollande. Como resulta da Constituição Francesa, é necessário obter uma maioria absoluta. No entanto, todas as previsões apontam para uma vitória de Hollande na segunda volta.
Tudo isto será apenas decidido em Maio, mas podemos já antever uma mudança no Eliseu e também na própria condução da política europeia.
Sarkozy perdeu a credibilidade com as suas posições mais de extrema do que propriamente de Direita. Contudo, nos ultimos dias tem mudado algumas das suas ideias relativamente à burka, à imigração, temas que sempre foram polémicos na governação Sarkozy. O Candidato socialista pretende fazer algumas reformas típicas dos socialistas. A mais inacreditável prende-se com a diminuição da idade da reforma para 60 anos. Como afirmava VPV no Publico, porque não para 50?
Para além das mudanças que se vão fazer sentir em França, é o rumo da UE e do próprio Euro que podem sofrer alterações. Não acredito que Merkel se entenda da mesma forma com Hollande da mesma forma que faz com Sarkozy. O tratado Orçamental Europeu já está praticamente aprovado, mas como se sabe no seio da UE nada é certo nem definitivo.
Ainda falta muito para a decisão final, mas Sarkozy está na corda bamba....

Sem comentários:

Share Button