terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Três de uma vez....

Minnesota
Colorado

Missouri

Hoje disputam-se três Estados em conjunto nas eleições republicanas. Serão dois Caucus ( Minnesota e Missouri) e uma primária ( Colorado).

Antes da Super Terça Feira, esta é uma noite eleitoral importante, apesar de ainda haver disputas antes do Grande Dia.
No Colorado Romney tem uma vantagem grande sobre o segundo que é Santorum, pelo menos de acordo com as ultimas sondagens. Mais uma vez Gingrich pode nem sequer chegar perto do 1º mas andar a discutir o segundo posto.
No Caucus do Minnesota aparentemente existe um maior equilibrio entre Santorum, Romney e Gingrich. Convêm recordar que Santorum e Romney já ganharam um Caucus, ficando Rick desapontado pelo resultado no Nevada. Outro resultado igual poderá desmoralizá-lo.
Em relação ao Caucus do Missouri não nos foi possível obter qualquer informação até a esta hora.
Quem anda fora destas guerras é Ron Paul que acaba sempre no ultimo lugar, nas sondagens e nos resultados.
Com cinco Estados disputados podemos tirar três conclusões:
  1. Mitt Romney é o candidato mais forte a concorrer contra Obama em Novembro. O seu poderio é enorme. Popularidade e meios financeiros.
  2. Santorum tem-se revelado uma surpresa mas não consegue chegar ao Primeiro lugar. Poderá vir a apoiar Romney num futuro, quem sabe depois da Super Terça Feira.
  3. Gingrich não ameaça sequer o posto de Romney apesar da surpreendente vitória na Carolina do Sul que lhe deu algumas esperanças.

Até dia 6 de Março todos vão-se manter em jogo. Depois disso se verá....

Sem comentários:

Share Button