quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A Grande Viagem dos Salmões - Atitudes XIII

(.....)

Cinco orcas cercavam Salmolipe e o seu grupo, sendo evidente que dali iria resultar algo de mau para os salmões. A táctica das orcas tinha resultado em pleno porque tinham encurralado os peixes e dali não havia hipotese de fuga. Tal como acontecia com o ataque das águias, neste momento o individual estava acima do colectivo e não havia lugar a solidariedade. Pelo menos era assim que Samolipe pensava. Apesar do pré-ataque das orcas, havia sempre uma escapadela e era aí que os salmões procuravam ganhar vantagem. As Orcas encurralavam os salmões para que estes ficassem bem juntinhos e à superfície, assim era impossível escapar e tinham o almoço garantido.

No entanto, os salmões tinham as suas artimanhas, era preciso que estivessem atentos ao primeiro buraquinho. Salmolipe foi o primeiro a abandonar o barco quando viu a sua oportunidade, nem sequer esperou pelo restante grupo nem sequer por Salmodiana.Esta estava sem saber o que fazer pois nas horas dificeis não conseguia sobreviver.

Para além de Salmolipe e Salmodiana, outros houve que conseguiram escapar, mas as primeiras vozes contra atitude menos positiva do lider daquele grupo começaram-se a ouvir. Salmolepe por exemplo insurgiu-se contra Salmolipe.

- Por tua causa iamos morrendo todos. Não devias ter abandonado o grupo naquela situação. - atirou Salmolepe

- Eu fiz o meu papel e não podia ter ajudado ninguém porque era a minha sobrevivência que estava em causa - respondeu Salmolipe. - Não podes deixar os outros entregues à sua sorte, como lider devias saber que tens de ajudar os outros. Ainda por cima eles seguiram-te e todos tivemos de passar por isto, por tua causa.

- Quem quer está, quem não quer não está. É um problema vosso terem vindo comigo ou não, e perante os perigos que se avizinham é cada um por si e não esperem de mim uma atitude solidária.

- És um lider muito fraco - concluiu Salmolepe.

Entretanto, o ataque das águias intensificava-se apesar de Salmonisco e os seus estarem perto de começar a subir o rio e a deixar o ás aguas do mar.

(continua dia 5 Março...)

1 comentário:

daga disse...

confirma-se: este lider não presta! então abandona a amada, é o primeiro a fugir (como os ratos dos navios)! tinha de ser um ditador: "Quem quer está, quem não quer não está." que éo mesmo que dizer:"quem não é por nós, é contra nós".

Share Button