segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

13.1 - Rés Vés Campo de Ourique

Esta é uma expressão muito utilizada pelos Lisboetas. Muitos nem sequer sabem o que significa, chegando ao ponto de ligarmos esta expressão a um certo elitismo proveniente daquela zona.
A curiosidade é que a frase "rés vés campo de ourique", está intimamente ligado ao terramoto de 1755, mas sobretudo ao maremoto que atingiu aquela zona alta da cidade. Campo de Ourique foi o local até onde o maremoto conseguiu subir.

Se hoje pensarmos que a onda chegou aquela altura ficamos todos desconfiados, mas de facto tudo aponta para que na manhâ do 1 de Novembro de 1755, o maremoto atingiu proporções tão épicas que conseguiu subir até Campo de Ourique.

O terramoto deu-se no dia 1 de Novembro de 1755 pelas 9:40 da manhâ. O epicentro não é "perfeitamente" conhecido mas tudo aponta para uma zona do mar a 150 ou 500 quilometros a sudoeste de Lisboa. Há quem aponte o sismo ocorrido no Banco de Gorringe como o provável causador da catástrofe em Lisboa. Teve uma escala 9 na contagem de Richter. O abalo foi sentido durante entre seis minutos e duas horas e meia. Muitos procuraram refúgio na zona portuária e assistiram ao recuo das águas, tendo ficado o fundo do mar cheio de cargas e navios.

Minutos depois um enorme tsunami atingiu a cidade pelo menos por seis metros de altura. As ondas tinham pelo menos 10. O centro da cidade e o porto ficaram debaixo de água.

Estima-se que cerca de 90 mil pessoas morreram e 85% das construções de Lisboa foram destruídas.

(continua dia 5 Março)

4 comentários:

expressodalinha disse...

Esta catastrofe foi percursora dos estudos sismícos. Foi também muito citada por toda a Europa e serviu para os argumentos filisofico-religiosos mais variados.

daga disse...

É interessante estudar a origem das expressões populares! Muito trágica a origem desta, mas muito plausível sim!

Fatyly disse...

Gostei de saber porque não fazia a mínima ideia da sua origem!

Miguel Lemos disse...

Não pode ter nada a ver com o maremoto, mas possivelmente com o terramoto em si ter poupado a área (há outras explicações para a expressão). Se as águas chegassem a essa altura quase toda a população de Lisboa teria morrido afogada...

Share Button