quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A revolta dos pequenos

Foi assim que Ângelo Correia chamou à vitória de Mário Figueiredo para a presidência da Liga de Clubes.
O advogado que ganhou contra António Laranjo e o apoio de Sporting, Benfica e FC Porto (inédito) veio estabelecer uma nova ordem no futebol português. Pelo menos é o que se espera. Também nesta eleição houve uma novidade : Ao que se apurou 6 clubes da Liga de Honra comprometeram-se a votar Laranjo, mas apenas um, a Oliveirense seguiu o voto colectivo.
Estas são duas novidades interessantes para o futebol português e o seu futuro. A primeira é a perda de peso dos três grandes tanto no relvado como na secretaria. Depois é o fim de práticas antigas como era normal no nosso futebol : o voto por directório, onde todos votavam como se estivessem integrados num partido político. Foi isto que impediu Laranjo de subir ao poder e de Figueiredo ser eleito contra todas as expectativas.
Não é alheio o facto de Figueiredo ter prometido aumentar o número de clubes de 16 para 18, o que interessa bastante aos mais pequenos. Mas no fundo é disso que o futebol português precisa. De mais igualdade e oportunidade para os mais pequenos, sobretudo no que toca à questão dos direitos televisivos e dos patrocinios. Os clubes precisam de encontrar um equilibrio nestes dois domínios para que não haja maiores diferenças entre os participantes e não haja o risco de clubes históricos fecharem as portas. A Liga de Clubes está carecida de patrocinios fortes e é necessário ir além portas encontrar financiamento.
Com a vitória de Mário Figueiredo iniciou-se um novo ciclo no futebol português ao mesmo tempo que a eleição de Fernando Gomes para a FPF. Os novos ventos do futebol português parecem estar a chegar e agora há que aproveitar o talento dos nossos jogadores e treinadores para fazer brilharetes lá por fora.

1 comentário:

expressodalinha disse...

Espera aí, mas o homem não está ligado ao Marítimo e este ligado ao Benfica? Ou entendi tudo mal? O Oliveirinha é que perdeu...

Share Button