sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O Mito da Sexta Feira 13

Hoje é sexta feira 13. Como vem sendo hábito, alguns associam o número 13 e o dia da semana a um dia de azar. Como nasceu este mito que está a assustar toda a gente? Há várias teorias...
  • Na mitologia nórdica conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Há também quem acredite que convidar 13 para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituídos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.
  • A deusa do amor e da beleza era Friga. Quando as tribos nórdicas e alemâs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas feiras com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinávia a superstição espalhou-se pela Europa.
  • Foi numa sexta feira 13 que Cristo morreu e aconteceu o grande dilúvio.
  • Na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Judas e Jesus morreram em seguida, por mortes trágicas.

Estas são algumas das teorias mas poderão ser consideradas muitas outras. Conseguem inventar mais alguma?

9 comentários:

expressodalinha disse...

No dia 13, sexta feira, de 1307, Filipe "o Belo" de França mandou prender o Templários. Esta é a razão "moderna" da maldição do dia.

Fatyly disse...

Não sou nada supersticiosa, mas sem inventar, porque não pratico essa arte recordo algo verdadeiro:

1- "o dia 13 de outubro de 1972, um avião da Força Aérea do Uruguai que levava 45 pessoas, incluindo a equipe uruguaia de rúgbi, caiu na Cordilheira dos Andes.Para se manterem vivos, os 16 sobreviventes, tiveram de praticar antropofagia, num frio com 30 graus negativos e só foram resgatados 72 dias depois do acidente. Azar para muitos e sorte para estes 16 que deram origem ao filme Alive, julgo de 1993, que vi e adorei!

2- Ainda em Luanda, a 13 de Agosto de 1971, sexta-feira uuuuuuuuuu, tinha eu 20 anos quando "ganhei um jantar" numa aposta "maluca" com vários colegas (felizmente sempre trabalhei em secções com mais homens do que mulheres, acho que o ambiente é mais saudável:)). Qual foi a aposta deste grupo de 15 (de todas as raças), sendo eu a única mulher hehehehe?
Ganharia quem fosse ao cemitério à noite (lá anoitece sempre por volta 18,30h e nós saíamos às 18h), ser captado pela velha máquina de filmar de um deles, junto de uma campa onde fosse visível a chama ou foco luminoso (não me recordo do nome cientifico) provocada pela electricidade estática dos corpos em decomposição. Lá via-se imenso, talvez devido ao enorme calor! Fomos apenas 3, os cagarolas ficaram à entrada:) e um deles com a dita máquina, lá corríamos entre as campas e eu fui apanhada numa a rir feita parva, com a tal chama, GANHEI e fomos jantar, mas também com um joelho deitado abaixo que ainda hoje tenho a cicatriz:) Não sei como fizeram uma foto e o meu colega mostrou por mostrar ao avô que era o chefe máximo de um kimbo onde eu ia regularmente sempre que faziam muamba ou calulu. Aí sim, levei p'ra contar, levei um raspanete de todo o tamanho, ouvi e calei, mas no final ele que tinha um sorriso enternecedor disse-me : Meninê refilona(todos me chamavam assim) eu perdoo e sabes? Hão-de vir tempos maus, mas nunca irás perder esse teu sorriso, essa tua alegria, esperança e sobretudo a solidariedade que até te esqueces de quem tanto mal te faz. Vai em frente e nunca deixes de ser amiga do meu neto, outro refilão como tu:)!
O meu colega estudava à noite, foi um advogado de renome com quem nunca perdi contacto, foi um prestigiado juiz em Angola e digo foi, porque perdi-o há dias, tinha 65 ou 67 anos!
Eu, os advogados e a justiça... minha nossa!


Hoje vai sair-me o euro-milhões:) e deixarei de vir aqui para regalo de todos vós e principalmente para ti FCB, porque irei embora de imediato, mas antes e sem saberes deixaria algo escrito na tua toga!

expressodalinha disse...

E no meu avental?

Fatyly disse...

expressodalinha
gargalhadas:):) também mas mais tipo estampa:):)
Bom sábado

expressodalinha disse...

Fatyly: não entendo?!

Fatyly disse...

Vamos lá a ver se me "espernico" como diz o meu neto. No teu avental deixaria uma estampa (não é este nome que dão?) ou será decalque? de algo da minha terra mas ai, ai... para mal dos vossos pecados não acertei nem num número e estrela e como tal terão de me aturar até o Tio Gaspar deixar.

expressodalinha disse...

OK. Tb não sei. Não sou maçon. Não entraria em nenhum clube que me aceitasse com sócio. E tb não jogo. Irra, afinal o que é que eu faço?!

Fatyly disse...

O que fazes não sei e nem pretendo saber, respeito e nada pergunto sobre a vida privada de cada um, baseio-me apenas na escrita e alguma vez eu punha algo num avental maçónico? Ou numa batina ou salameques dos católicos, ou nos tapetes das mesquitas etc, etc? Cada um é como cada qual, mas o teu eventual avental seria apenas para fazeres um petisco sem ficares com medalhas e nele faria algo.
É que eu já perdi a conta ao número de aventais que já fiz e acreditas que não uso nenhum? É algo que detesto:)

Vamos animando esta sexta-feira 13 que adormeceu o pessoal:) e convido-te a ver o saltos de esqui que vão começar não tarda nada! Mas cuidado que por lá cai neve e nada, mas nada...lentamente:)

Um abraço

expressodalinha disse...

:))

Share Button