sábado, 28 de janeiro de 2012

Tema X : Fim dos Feriados

ÉS A FAVOR OU CONTRA O FIM DOS FERIADOS DO 5 DE OUTUBRO E 1 DE DEZEMBRO?

5 comentários:

Francisco Castelo Branco disse...

Esta semana o governo decidiu acabar com estes dois feriados.
O 5 de Outubro e o 1º Dezembro vão deixar de ser datas em que as pessoas vão deixar de dormir até mais tarde.

Esta questão originou enorme polémica por causa das questões culturais e historicas que estas duas datas trazem. Por seu lado o governo vai reforçar o 10 de Junho, não se sabe com um defesa central ou um Ponta de lança.

Há quem afirme que acabar com os feriados é matar a história e cultura de Portugal, porque tanto o 5 de Outubro como o 1º d Dezembro fazem parte da história.
Houve também petições e conflitos entre monárquicos e republicanos devido a este factor.

Primeiro foram os republicanos a ficar sem o feriado mas mais tarde o governo achou que era preciso dar uma de igualdade e lembrou-se do 1º de Dezembro. O que originou uma revolta nos conjurados.

Sou claramente a favor da abolição destes dois feriados. Apesar da história não é razão para a malta ficar a dormir até mais tarde

Fatyly disse...

Sou a FAVOR, porque de facto temos feriados a mais e não é uma questão de dormir até mais tarde, mas de princípio, embora reconheça que muitos podem produzir o mesmo como se não tivessem ido.
Tal como todos entrarem por exemplo às 8, mas um que entre às dez pode produzir mais do que aquele que entrou mais cedo!
Não sei se me fiz entender!

expressodalinha disse...

Os valores históricos praticam-se, não precisam ser comemorados. No entanto, é falso termos muitos feriados, comparativamente. São ideias feitas. Mitos urbanos. O problema são as pontes. Teria sido preferível encostar os feriados ao domingo ou sábado. O que se quer é mesmo ganhar mais dias de trabalho. Nesse sentido deviam acabar todos.

Fernando Vasconcelos disse...

Se nos conseguissem provar que a falta de competitividade está no número de horas de trabalho e se nos conseguissem provar que efectivamente este número resulta de feriados a mais até poderia concordar. Porém penso que estamos longe disso. A escolha destes em relação a outros é uma escolha, todas teriam os seus pontos a favor e contra. Dos dois a restauração da independência é o que me faz mais confusão, o 5 de Outubro (e atenção que sou Republicano) é uma mudança de regime que nunca foi referendada e logo pode efectivamente ser discutível que se celebre, não me incomoda essa escolha.

Francisco Castelo Branco disse...

mas eu acho que temos feriados a mais que depois as pessoas aproveitam para fazer pontes.

Em Junho e de Outubro a Dezembro ninguém trabalha....

Share Button