Etiquetas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A Caminho do Maracanã: Ricardo Teixeira


Fonte: Site da FIFA

Excepcionalmente, publicarei hoje a etiqueta “A caminho do Maracanã”, que deve ser publicada as quintas e não as terças, porque a ando devendo desde Dezembro do ano passado.

E hoje falo de um personagem chave para a Copa do Mundo de 2014: o Sr. Ricardo Terra Teixeira. Mas quem é Ricardo Teixeira? Trata-se do Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) desde 1989, e também Presidente do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014, o COL.

Nascido no Estado de Minas Gerais, Teixeira conheceu a filha de João Havelange, então Presidente da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), que depois se tornou a CBF, e com ela se casou. A princípio tentou carreira no mercado financeiro, mas esta empreitada não foi bem sucedida e o seu sogro, que na época já era presidente da FIFA, o elegeu presidente da já CBF.

A partir daí, Teixeira tornou-se o dono do futebol brasileiro, com uma gestão permeada de denuncias de corrupção, lavagem de dinheiro, nepotismo e tudo mais de ruim que se possa imaginar – que o diga o jornalista Andrew Jennings da BBC, que fez uma reportagem reveladora para o programa Panorama, desvendando toda a podridão que existe no mundo do futebol.

Pois foi justamente Ricardo Teixeira ou Tricky Ricky, como o chama Andrew Jennings, com todo este currículo, quem assumiu a presidência do COL da Copa do Mundo de 2014.

Geralmente, a presidência do COL é assumida por ícones do mundo do futebol no país sede, como Platini na Copa da França ou Beckenbauer na Copa da Alemanha, mas nunca presidentes das Federações de Futebol do país.

Entretanto, aqui no Brasil, a ganância de Ricardo Teixeira pelo poder, pela possibilidade de aproveitar-se do cargo para obter vantagens pessoais, já que teria aos seus pés todos os patrocinadores de um dos eventos mais importantes do planeta e, principalmente, pelo seu desejo oculto nada oculto de ser Presidente da FIFA, o fez também Presidente do COL.

Para quem possa interessar, dou aqui o link do perfil de Ricardo Teixeira feito pela Revista Piauí, reportagem essa que chocou o país pela arrogância, audácia e certeza de impunidade do mesmo, pois como a CBF é uma associação privada, muito embora de interesse público, nada se pode fazer para destituí-lo do cargo: http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-58/figuras-do-futebol/o-presidente. Leiam a reportagem, é estarrecedora.

Depois da reportagem da Revista Piauí – infelizmente o programa Panorama da BBC não passou no Brasil – a opinião pública voltou-se contra Ricardo Teixeira e criou-se o movimento #ForaTeixeira nas redes sociais. Já vi gente dizendo que não torce mais para a seleção brasileira enquanto ela for a seleção do Teixeira, ou seja, o impossível até já aconteceu: brasileiros torcendo contra o Brasil!

Porém, suspeito que Ricardo Teixeira não considere isto um grande dano causado pela reportagem, pois como ele mesmo diz “está cagando montão” para tudo isso.

Na verdade, a grande dor de cabeça que a esta reportagem lhe trouxe foi a revelação involuntária de sua filha de que votou contra Sep Blatter nas eleições para Presidente da FIFA. Desde então, Blatter está em pé de guerra com Teixeira, ao ponto que Blatter já demonstrou apoio a Platini para a Presidência da FIFA, frustrando os sonhos de Teixeira.

E para piorar, a Presidente Dilma não quer vê-lo nem pintado de ouro, se recusou a encontrar-se com ele e nomeou Pelé embaixador do Governo Federal só para ela não ter que sair nem em foto com Teixeira.

Entretanto, como a Copa do Mundo é supostamente um evento privado, muito embora totalmente financiado com dinheiro público (em torno de 43 mil milhões de euros sairão dos bolsos dos contribuintes), Dilma nada pode fazer para tirar Teixeira do cargo.

Não sei se aí em Portugal há o mesmo ditado, mas aqui no Brasil diz-se que o peixe morre pela boca e foi o que aconteceu com o Ricardo Teixeira: brigado com a FIFA e rejeitado pelo Governo.  Que Mundial organizado hein?!

Larissa Bona

14 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Se o sotaque fosse diferente, diria que é uma história portuguesa, à qual trocaram apenas os nomes das personagens.

expressodalinha disse...

Aqui há pouco peixe e muita boca.

Francisco Castelo Branco disse...

é impressionante ele ser presidente desde 1989....Madail foi só "15 anos"

Essa história é impressionante e também por aí se percebe o declinio do futebol brasileiro a nivel de selecções.

Jogar para isto não deve ser nada motivante

Francisco Castelo Branco disse...

O mundial vai correr bem em termos de organização, mas em termos futebolisticos......

Fatyly disse...

Não gosto nada de futebol mas gosto de ler os meandros da bola e sobretudo o que ocorre noutros países organizadores de eventos como esse.

O ditado é o mesmo: pela boca morre o peixe e pena é que muitos "crápulas e burlões de todos os quadrantes" não morram mesmo pela boca.

Nós por cá também temos belos tubarões como esse tal Teixeira.

Mas sei que 99,9% do povo brasileiro adora futebol e irão conseguir dar brilho e samba a esse Mundial...minha nossa, falta muito e até lá muita água vai correr debaixo da ponte.

Gostei e obrigado Larissa:)

Larissa Bona disse...

Vão maquiar o Mundial. Estão gastando fortunas em estádios que não servirão para nada. Por exemplo, estão construindo um estádio para 70 mil lugares em Brasília, quando a equipe local só consegue colocar 1000 torcedores por partida. Vão construir um super estádio no Amazonas, onde nem time de futebol tem. Mas o que pode ser deixado de legado para o povo não está tendo investimento algum. Os aeroportos, que estão todos saturados, não foram reformados, não estão investindo mobilidade urbana. Teremos vários feriados durante a Copa, para que os problemas de infra-estrutura do Brasil não apareçam, como os engarrafamentos. No máximo, estão desapropriando casas de famílias pobres com a desculpa de construir algo, mas apenas para os "gringos" não verem os pobres quando chegarem por aqui. E futebolisticamente estamos de mal a pior! Um time cuja maior estrela é o Neymar - um menino de 19 anos deslumbrado com o próprio penteado - não pode se dar bem no mundial.

A Copa do Brasil vai ser vencida pela Alemanha, esta é minha aposta. Se o Brasil ganhar é porque foi roubo.

expressodalinha disse...

O Brasil não vai ganhar, sossegue. Seria um escândalo. Jogam pouco. A Alemanha é candidato,claro. Eu voto na Espanha. Qt a estádios é o mesmo filme de cá. Mas vocês agora estão ricos :))

Fatyly disse...

Também temos estádios em completa degradação e sem qualquer utilidade que todos nós ainda estamos a pagar a factura. Que fazer Larissa perante este mundo de contrastes?
O que interessa é que o Brasil devido à sua economia calou a boca a muitos e não sei dar opinião sobre quem irá ganhar, mas com toda a certeza que Portugal não será (nem sei se irá entrar) :) e de uma coisa tenho a certeza: todos os países tentam maquilhar ou maquiar perante quem os visita, os defeitos e crimes existentes entre portas.

Francisco Castelo Branco disse...

eu voto no Uruguai e vou dizer porque na Quinta Feira quando me estrear nesta rubrica

Larissa Bona disse...

Também tenho simpatia pelo Uruguai, apesar do Maracanazo, por incrível que pareça. É a melhor seleção da América do Sul atualmente.

Só que não acredito que eles tenham o mesmo desempenho de 2010 na Copa da 2014, porque muitos dos que fazem parte do time já estão velhos. Meu voto é da Alemanha, pois desde 2002 que eles chegam pelo menos nas semi-finais.

Fatyly, até a economia do Brasil é maquiada! Eu não acredito nessa propaganda toda que é feita.

De que adianta termos tanto dinheiro, se a qualidade de vida da população é péssima, não há educação, saúde, segurança, nada!

Em Portugal, com crise e tudo, vive-se muito melhor, por isso que a imigração do Brasil para Portugal não diminuiu em nada.

Até a comida em Portugal é mais barata e olha que somos os principais produtores de alimentos do mundo.

Quanto à Portugal vir à Copa, eu tenho certeza que vem, porque o seu grupo das eliminatórias é facílimo! Inclusive, já tem até governante brasileiro viajando a Portugal, oferecendo mundos e fundos para a seleção portuguesa ficar em sua cidade.

Francisco Castelo Branco disse...

Portugal irá mas penso que não fará uma boa figura.

estamso a atravessar uma crise de bons jogadores, porque a nossa formação é muito má.

A Alemanha há muito que vem tentando, mas acho que o uruguai está preparado e joga no seu continente.
Esses jogadores mais velhos amadurecerão e estarão mais experientes.
Podemos já começar com as apostas, mas amanha explico porquê.

expressodalinha disse...

Onde fica o Uruguai?!
Portugal vai passar ogrupo. Isso é de caras. A vitória é espanhola.

Francisco Castelo Branco disse...

como vamos passar o grupo se ainda nao sabemos qual vai ser.

A vit´ria nao vai ser espanhola. Daqui a quatro anos estão diferentes e a próxima geração de jogadores não tem tanta qualidade como esta.

e alem disso o bicampeonato é dificil.

Uma coisa e certa : a vitória vai ser de uma equipa que nao as favoritas, à semelhança do que tem acontecido, porque o futebol está a mudar e as camisolas já não ganham jogos

Larissa Bona disse...

Contanto que não ganhe a Argentina, fico feliz por quem ganhar a Copa de 2014.

Share Button