Etiquetas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

As censuras na liberdade

Esta semana veio a lume notícias de alegadas pressões do governo para acabar com um programa da Antena 1, devido a um comentário anti-Angola que um residente desse programa proferiu.
Vai daí, e como temos de ser bons amigos de Eduardo dos Santos e dos angolanos, a RDP acabou com o programa, ou vai acabar; para que a liberdade de expressão e imprensa não seja cumprida na sua totalidade.
Este é mais um caso de "alegada" censura a um orgão da comunicação social. Já tivemos o caso Marcelo, Manuela Moura Guedes, Publico e a questão do Jornal Sol. Os casos atrás referidas foram durante a vigência do reinado Socrates, agora é o executivo de Passos Coelho que se estreia nestas lides.
Muito se fala de liberdade de expressão, informação, imprensa etc etc...... Também se diz por aí que foi uma grande conquista de Abril, mas a realidade é bem diferente. E apenas temos conhecimento dos casos que vêm a público.
Não é mentira que as direcções das televisões, rádios, jornais ou as administrações que detêm o controlo desses mesmos orgãos de comunicação, têm o direito de interferir e escolher quais os programas que são mais ou menos aconselháveis para vender mais. É um direito que lhes assiste porque o mercado assim o dita. Depois o público escolhe o que é melhor para si.
Apesar de vivermos em democracia e esta funcione plenamente, estes casos de pressão sobre os orgãos de comunicação social irão continuar porque as funcionam.....mesmo assim!

1 comentário:

Fatyly disse...

Não sei a quem pertence a Antena a 1.

Na televisão Estatal ainda eu admito, não a vejo porque é a pior delas todas agora nas outras...mas que é verdade que em alguns casos o lápis azul está de volta, lá isso... o que é perigoso.

Todos os fizeram e não adianta malhar no ceguinho, porque irá continuar a acontecer.

Share Button