quarta-feira, 31 de agosto de 2011

domingo, 14 de agosto de 2011

Vela em Cascais

sábado, 13 de agosto de 2011

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

De Férias na ilha dos Koalas

Eu vou de férias mas o resto da equipa manter-se-á por cá....
Até breve!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Factos da Década (18) : Primeira Maioria Absoluta do PS

Em 2005, o PS liderado por José Socrates, que então se candidatava pela primeira vez ao cargo de Primeiro-Ministro obteve a sua primeira maioria absoluta da história do Partido. Algo que nunca tinha acontecido até então e com nomes históricos como Mário Soares, Vitor Constâncio e o próprio Guterres.

Foi também o pior resultado de sempre do PSD em 30 anos de democracia.

Com 45,0 % os socialistas elegeram 120 dos 230 deputados à Assembleia da Republica.

O grande obreiro deste resultado foi sem dúvida José Socrates mas também ajudou o facto do país ter começado a entrar em crise precisamente no ano de 2004.....

Muito dificilmente o PS irá obter outra maioria absoluta, embora a tendência seja para que os socialistas consigam isso mais do que o PSD....

Em termos de governo de maiorias absolutas sem parceiro de coligação está um para cada lado, veremos quem desempata neste novo século.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

America´s Cup by Dolphin

Sejam campeões!

José Mourinho e André Villas Boas são os maiores representantes do futebol português no que a treinadores diz respeito. O primeiro já nada tem a provar mas só será Rei com Coroa se conseguir bater o Barcelona de Pep Guardiola. Este é o ano decisivo pois o treinador do Barcelona vai fazer o seu ultimo ano e depois é provavel que os Culés percam qualidade. Assim, o Especial tem a derradeira oportunidade para chegar aos céus. Também é um objectivo madrileno chegar à 10ª conquista da Champions mas o Real ainda não tem equipa para ganhar. É preciso muito trabalho. Este é o grande desafio de Mou, apesar de já ter um trofeu blanco.

Villas Boas vai começar agora a sua carreira internacional depois de um ano épico à frente do FC Porto. Tem no seu curriculo um campeonato sem derrotas, o que o torna ainda mais especial que o primeiro. No Chelsea, onde também começou Mourinho fora de portas; Villas Boas vai ter de lidar com um plantel velho e cansado. Para além da mítico confronto com Alex Ferguson, Wenger e agora Mancini. Apesar da tenra idade, o técnico português tem todas as condições para fazer um percurso melhor que o Mourinho. As suas equipas praticam um futebol de melhor qualidade e são mais ofensivas.

Estes são apenas dois representantes do nosso futebol lá fora. É inegável que a qualidade dos nossos treinadores tem aumentado. Até porque o mercado português é bastante apetecível.

Quem sabe se estes dois mestres não se vão encontrar na final da Liga dos Campeões já com o titulo de campeão nacional do respectivo país no bolso. Era importante para o nosso futebol e também para o país.

Mas há mais mestres : Jorge Costa, Couceiro, Paulo Sérgio, Queiroz, Pacheco, Toni......espalham a sua sagacidade técnica por esse mundo fora.

Será que , como afirma Jesus; que os técnicos portugueses a nivel da metodologia do treino são os melhores do Mundo? Mourinho e Villas Boas comprovam isso mesmo?

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Why is London burning?

Nos ultimos dias, a cidade mais famosa da Europa tem estado sob estado de sítio.

Aparentemente um engano da polícia, foi o mote para que a onda de violência começasse a surgir. A revolta interna já lá estava, apenas foi dado um motivo para aquilo que há muito se especulava : o caos iria chegar mais cedo ou mais tarde!

Chegou num belo dia de verão e parece que só terminará depois do Inverno.

Londres é a cidade da Europa mais multicultural. Nela vivem cidadãos de todo o Mundo, estando os ingleses em larga minoria. De todo o mundo vêm pessoas estudar e trabalhar para a capital inglesa, não importando se o emprego é de menor dimensão daquele que tinha no país de origem. O que importa é ir para Londres. Daí que as expectativas possam ser frustradas por não se alcançar o nível de vida esperado. Muitas pessoas chegam a Londres com muitas ilusões e depois ficam desiludidas.

É preciso ter em conta que aquilo que se está a passar na capital inglesa surge dias depois do atentado em Oslo. Que se verificou por razões completamente diferentes daqueles que estão na origem dos motins britânicos. Este caso é muito semelhante com o que se tinha passado há uns anos em Paris.

Importa perceber porque razão a velha Europa está a ser atacada nas suas principais capitais e por cidadãos europeus, com pleno direito de participar na construção europeia.

Esta parece ser mais uma luta numa guerra entre pobres e ricos, cada vez mais frequente e sem fim à vista.

Mas sempre com o mesmo palco : No Velho Continente.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Um sinal para o Médio Oriente

A semana passada, o ex-presidente do Egipto Hosni Mubarak e os seus dois filhos foram levados a julgamento. Esta imagem, bem como a dos filhos atrás das grades, percorreu o mundo inteiro. Mubarak não só está preso como doente.
O significado desta imagem é bastante importante. Revela que todo e qualquer ser humano não está livre de ser castigado pelos erros cometidos, mesmo tendo um enorme poder, como era o caso de Mubarak. Mas não só.

Os acontecimentos da passada semana são um claro aviso para todos os lideres do Médio Oriente que ainda se mantêm no poder, usando e abusando do poder da forma que mais lhe convêm. Este é o tempo ideal para as monarquias ou republicas absolutistas daquela região mudarem as suas politicas e instaurar a democracia. Mas que não seja um regime democrático disfarçado. Ao invés de anunciarem medidas a conta gotas, deve ser feito tudo no imediato, para que não haja retrocessos de ultima hora.

Convêm recordar que, para além de Mubarak; também Saddam Hussein e Ben Ali foram ou estão a ser julgados pelo erros hediondos que cometeram durante séculos. Kadafi e Assad não devem escapar ao julgamento nos respectivos países. Muitos dos quais punem com a pena de morte os actos que os responsáveis políticos estão a cometer.
Os outros países que governam para enriquecer devem olhar para os seus vizinhos onde a luta do povo venceu e pensar que ninguém é Deus nesta terra.
E muito menos podem achar que fugindo para uma qualquer Arábia lhes garante uma reforma dourada......

9.3 - Raposo Tavares e as Bandeiras

Para os que não conhecem a história de Portugal de uma ponta à outra, o nome de Raposo Tavares pode parecer estranho. Confesso que ao fazer esta crónico não me senti à vontade pois não sabia quem era Raposo Tavares, muito menos a razão das bandeiras.

António Raposo Tavares era um português e bandeirante paulista. E o que são os bandeirantes? Denominam-se bandeirantes os sertanistas de São Paulo que penetraram nos sertões brasileiros em busca de riquezas minerais, sobretudo a prata, abundante na América espanhola, indígenas para escravização ou extermínio de quilombos. Havia vários tipos de bandeiras e bandeirantes mas isso não interessa para a nossa história.

Foi após a morte do pai e depois de se mudar para São Paulo que Raposo Tavares se entusiasmou pelas expedições de aprisionar indios.

A sua primeira expedição foi em 1628 e tinha como destina Guaira. Esta bandeira era comandada por Manuel Preto e contava com cem paulistas e dois mil indios auxiliares. Há quem diga que foi com esta primeira bandeira que se iniciou o processo de expulsão dos jesuitas espanhois.

Em Julho de 1633 em conjunto com mais homens assaltou o colégio de Jesuítas do Barueri, ao mesmo tempo que expulsava os padres. O objectivo dos bandeirantes era expulsar os Jesuitas das povoações, mas havia quem achasse que o grande propósito seria o de escravizar os indios. Nesta situação em concreta, o Governador ordenou que a aldeia fosse devolvida aos Padres e que fosse retirado o titulo de Ouvidor da Capitania de São Vicente a Raposo Tavares.

As expedições para expulsar os Jesuítas continuaram pelo Brasil fora. No entanto, a maior expedição deu-se em 1648 e só terminou em 1651. Percorreu 10.000 quilometros em três anos tendo subido o curso do rio Paraguai, rio Grande, rio Mamoré, rio Madeira, rio Amazonas. Raposo Tavares foi o primeiro a atravessar a floresta amazónica capturando cerca de 10.000 indios que viraram escravos.

Não se sabe ao certo a data da sua morte : 1658 ou 1659

(continua dia 29....)

sábado, 6 de agosto de 2011

Bandeira da Turquia

A bandeira da turquia tem um fundo branco com uma estrela e uma lua.
Estes são os simbolos da religião muçulmano e a maioria das bandeiras dos países árabes tem estes dois elementos. Conta-se que a bandeira da Turquia serviu de inspiração para os restantes países árabes que posteriormente vieram a tornar-se independentes.
Desde o final do Império Otomano que a bandeira da Turquia é a mesma. Os elementos lua e estrela são considerados sinais de boa sorte.

Reza a lenda, que no ano de 1701 após a batalha de Manzikurt e a derrota do exército bizantino Khan Seljuk, Alp Arslan foi ao campo da Batalha e onde viu o reflexo da lua crescente e das estrelas numa poça de sangue de guerrilheiros turcos. A partir dái, decidiu que a bandeira da turquia tinha de ter estes elementos.

Outra lenda : Numa manifestação um jovem decidiu queimar a bandeira turca. Um soldado ao reparar na situação matou-o de imediato. Isto pode não ser verdade, mas para os turcos a bandeira é um simbolo a respeitar.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Palpites XX

Achas que o Governo se vai aguentar os 4 anos?
  • SIM 11 57%

  • NAO 8 42%

TOTAL 19

Quem fez a chamada?

O PSD veio agora desmentir que não efectuou nenhuma chamada falsa para o INEM.
A reportagem de Olhar Direito meteu mãos á obra e tentou, através de chamadas falsas descobrir o prevaricador.
Após muitas tentativas, conseguimos identificar cinco suspeitos.
São eles :
  • Muammar Kadhafi - Levou com uma bomba da NATO e necessita urgentemente de ajuda.
  • Hosni Mubarak - Não há ambulâncias que o levem da prisão para o hospital e vice versa.
  • Anders Breivik - Quer um ambulância do INEM para fazer explodir o parlamento norueguês.
  • José Socrates - Ao que parece a primeira aula de Filosofia não correu lá muito bem...
  • Um gajo de Alfama - Quer uma ambulância porque sim.

Conseguem descobrir?...

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A nossa Opinião no Publico....as nomeações

O post Tachos e Panelas na Cultura foi objecto de publicação no Jornal Publico na parte dedicada aos blogues. Pela terceira vez, o Olhar Direito é escolhido para esta selecção.
O mais importante é o facto das nossas revelações não passarem despercebidas. Fazêmo-lo sempre com elevação e sem ataques pessoais, independentemente da cor partidária. Apesar de nos terem mudado o titulo, ficamos satisfeitos pelas nossas crónicas serem de interesse ..... Público!

112 - chamadas laranjas

Pensava que era por causa do Verão, mas não. O grupo parlamentar do PSD decidiu brincar aos serviços públicos e fazer uma chamada falsa para o INEM a fim de saber quanto tempo demorava a resposta.
O Presidente do INEM foi chamado ao Parlamento para responder por um relatório do tribunal de contas mas acabou por ter de falar sobre esses mesmo 14 segundos...... Diz o Presidente do INEM que é a polícia que transfere a chamada 112 para o INEM. Qualquer cidadão normal e bem informado sabe que o 112 tem como destinatário a polícia que depois localiza os serviços pedidos.....

Pior de tudo nesta história é a chamada falsa. Lembro que quando era mais novo gostava de brincar aos telefonemas anónimos.... Não sei quem teve esta triste ideia de "brincar" aos doentes mas quem executou esta acção devia ter pensado duas vezes e pelo que sabemos, trata-se de uma deputada recentemente eleita.

O que se passou neste caso revela aquilo que tenho defendido : o parlamento deve ser constituido por pessoas experientes que tenham tido uma vida profissional e política de êxito e sucesso. Mas para mim basta a experiência. Apesar de ser positivo ter jovens no Parlamento é necessário que haja critério e curriculo na escolha dos deputados para representarem os cidadãos, porque muitos esquecem-se que quando estão lá dentro não é a voz deles que está em causa mas sim a das pessoas.

A deputada em questão nem sequer se lembrou que fazer uma chamada falsa é considerado crime, pondo em risco os serviços do INEM que são necessários para ajudar aqueles que estão verdadeiramente em perigo. Ora, se por acaso alguém não tivesse tido ajuda por causa desta brincadeira, como seria?

Haveria outras formas mais inteligentes de chamar a atenção para o problema e não era preciso recorrer a este tipo de artimanhas para colocar em causa um serviço que por acaso até funciona bem.

Carta aberta de Socrates

Cher Madame Segolene,

Je vus ecri en français technique pour demander de me trouver une place pour aprendre filosofie à Paris. J´ai decidé de vous contacter pour obtenir un petit avantage comme on fais les bons socialistes, meme si vous ete royale et moi republican (ah ah ah)

Je vais etre un grande tromphe pour votre academie, car je m´apele Socrates et je serais une grande inspiration pour professeurs et eleves même si je suis en plein moyen age et je n´ai toujours pas bu la cicute ( ah ah ah).

Vous pourez peut-etre demander au recteur de me arranger un curriculum moins chargé. Je ne necessite pas de aprendre filosofie antigue, a cause de mon nom. Je ne necessite aussi de aprendre Filosofie du Conheciment, car je connais tout le monde. Je ne necessite non plus de aprendre Cience Politique, car jai eté premier ministre du Portugal et jai toute la cience politique qui fault. Et je necessite aussi de savoir Etique car personne connait mieux la Etique que ce que la fuit tous les jours. Et comme la logique est une batate ( ah ah ah), je ne necessite de etudier aussi. Donc je crois pouvoir la licenciature en un an, ce que sera bien plus que le temps de me faire ingenieur.

Comme vous aurez des elections en bréve je pourrais aussi vous aider, car je sai tout de machines de propagande, et vous non. Je le ferais bien plus entusiastement, si vous me trouvez un apartament au XVI que je ne ses pais ce que c´est exactement, mais Maria me dit que ça irai bien avec moi.

Je vous abrace cordialement

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Figuras da Década (18): J.K Rowling

Foi a 31 de Julho de 1965 que nasceu em Yate a escritora de ficção com mais sucesso da ultima década e quem sabe dos ultimos 20/30 anos.
A invenção da personagem Harry Potter valeu a esta senhora fama e uma enorme riqueza só por ter conseguido entreter as crianças de todo o mundo com as suas aventuras mágicas.
O primeiro livro de JK foi Harry Potter e a Pedra Filosofal.
A partir daqui a escritora não mais parou e escreveu mais 6 livros. Todos alcançaram sucesso a nível Mundial.
Perante o sucesso alcançado, a Warner Bros em 1998 comprou os direitos televisivos da série e Steven Spielberg realizou a maior parte dos filmes. Foram os 8 os filmes de Harry Potter, mais um que os livros pelo facto da ultima obra ser dividida em duas películas.
Por tudo isto recebeu das mãos do Presidente Francês Nikolas Sarkozy a insignia de Cavaleiro da Ordem da Legião de Honra.
Será que a escritora e o seu herói ficam por aqui?

tachos e panelas na Cultura I

Tendo o governo disponibilizado as nomeações do seu pessoal no site, vamos Ministério a Ministério fazer uma espécie de levantamento sobre aquilo que está a mais, ou seja, quais tachos e panelas dados aos boys. Em primeiro lugar é de ressalvar o facto do Governo ter disponibilizado para todos as nomeações. É um excelente princípio e uma promessa cumprida por Passos Coelho.

A nossa primeira viagem é a cultura. Sabemos que no governo de Passos a Cultura foi diminuida a Secretaria de Estado, mas nem por isso deixa de distribuir alguns tachos. Na composição do seu gabinete temos a presença de duas Especialistas Jurídicas e quatro Colaboradoras especialistas. Pergunto qual a razão da existência de DUAS especialistas jurídicas! Ainda para mais contando com QUATRO colaboradoras especialistas. Então essas colaboradoras não devem ter competência jurídica? E porque é que numa secretaria de estado como a cultura é necessário a presença de duas juristas? Quais são os problemas jurídicos com que a cultura lida diariamente?????

Acho muito estranho que uma secretaria de estado tenha necessidade de tanto pessoal "especialista". E neste país o que não faltam são especialistas e colaboradores. Ao menos deviam ter dado o nome de Juristas para disfarçar melhor....

Outr das questões é a necessidade de Motorista. Porque razão os Secretários de Estado não se deslocam pelo seu próprio pé? Com carro do governo mas sendo eles a guiar.....Acho que o Estado devia fazer uma selecção das secretarias de estado mais importantes e as que têm menos interesse em termos de encargos. Se calhar o motorista é para recolher as inumeras especialistas que tem.

Se a Secretaria de Estado liderada por Francisco José Viegas tem necessidade de muitas especialistas juridicas e não só, deviamos saber também quais os assuntos pelos quais cada um se ocupa, para que não tenhamos que pagar especialistas desocupados!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Ídolos das Gerações - O fim da voz aos 27

Recentemente, fomos surpreendidos com mais uma triste notícia de mais um ídolo dos nossos jovens (e não só), encontrado morto em casa.

Amy Winehouse, uma cantora de R&B, soul e jazz, morreu aos 27 anos, em circunstâncias ainda por esclarecer.

É do conhecimento geral, que este ídolo, dos tempos modernos, tinha vários problemas com álcool e drogas. Tendo sido, por diversas vezes, internado em clinicas de reabilitação, para toxicodependentes.

Mas, infelizmente, este caso é a repetição de muitos outros. Robert Johnson, Brian Jones, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison, Kurt Cobain, Elvis Presley, Sid Vicious são alguns exemplos de celebridades que marcaram gerações, por bons e maus motivos. E que, continuam a influenciar estilos musicais e fãs incondicionais.

Serão estes, os ídolos que os nossos jovens idolatram, choram, seguem e admiram?

Serão estes os melhores exemplos a seguir por parte de milhares de adolescentes, à procura de caminhos para o futuro e na idade tão critica, como é a adolescência, na qual as escolhas e opções, nesse período, feitas, podem condicionar o resto da vida?

Penso que seja bastante importante reflectir um pouco sobre este assunto. Não só na condição de pais, irmãos ou amigos, mas como também como cidadãos independentes deste mundo tão globalizado.

E é na condição de cidadãos informados que devemos actuar, de forma a colmatar certas lacunas desta “Geração Rasca” que está “à rasca”.

É importante não esquecer que, por mais educação e valores que possamos transmitir, como educadores, a envolvente é um factor que tem cada vez mais importância no crescimento pessoal, na tomada de decisões e na adopção de diferentes estilos de vida.

Infelizmente, muitos casos de toxicodependência juvenil são devidos a estes exemplos que a sociedade aclama como modelos a seguir.

Os educadores deviam tomar mais em atenção os ídolos dos seus educandos, de maneira a tentar precaver algumas mudanças menos próprias, no caminho, destes jovens.

Acredito que uma explicação sincera sobre aquilo que é o bem e o mal, é um ponto de partida muito importante para a distinção das características de uma pessoa.

Em suma, penso que seja muito importante a educação como forma de transmissão de valores e um diálogo aberto com o objectivo de informar aqueles que mais facilmente são influenciados, num mundo em constante mudança e no qual a fronteira entre o correcto e o errado é cada vez mais ténue.

Tema do Dia XXIX

"todo o cidadão é um funcionário do Estado" - Novalis sobre a obrigatoriedade de ir votar

Agosto 2011

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

9.2 -HISTÓRIA DO BRASIL - SISTEMA DE COLONIZAÇÃO

1 - O primeiro instrumento institucional de colonização no Brasil foi a Feitoria. Era um ponto de contacto como os índios e de exploração do pau-brasil. Logo emtre 1502 e 1504, criaram-se as Feitorias de Cabo Frio, Bahia e Pernambuco. Muita gente em Portugal pedia para estabelecer feitorias, mas o sistema era incipiente e não garantia uma presença articulada e muito menos a colonização de um território tão extenso.
2 - D. João III instituiu a divisão por Capitanias. Cada um tinha 50 léguas de costa. Foram entregues a fidalgos de confiança. Como donatários, cabia-lhes criar vilas e povoações, exercer a justiça, garantir a defesa, incentivar a criação de engenhos, marinhas de sal e moendas de água. Os colonos beneficiavam de várias vantagens, consagradas num "foral de direitos". Era urgente povoar o Brasil, face à ameaça francesa.
3 - O sistema não resultou. Territórios excessivamente grandes. Ataques dos índios. Desinteresse dos capitães-donatários. Apenas 3 das 15 Capitanias haviam resistido. Optou-se, então por um sistema de Governo-Geral. Em 1549, chega Tomé de Souza, o primeiro Governador. Estabeleceu-se em São Salvador, fundando na Bahia a primeira cidade. Iniciou-se a planificação de um estrutura político-administrativa. A luta contra os Tupinanbás foi feroz. Chegaram os padres jesuítas. Iniciou-se a cristianização.
4 - O sistema de Governadores evolui para Vice-Reis, mas sem grande vantagem. A dimensão do território e a fragilidade do sistema tardava em criar um verdadeiro governo centralizador, como a Metrópole pretendia, comprometendo uma eficaz exploração do Brasil e, consequentemente, os interesses fiscais e estratégicos da Coroa. Da exploração do pau-brasil, passou-se aos engenhos de açúcar. Os "senhores dos engenhos" eram verdadeiros senhores feudais, dificultando a intervenção central. Com a ocupação do trono pela dinastia dos Filipes (espanhóis), os holandeses intensificaram os seus ataques, estabelecendo-se em vários pontos de território. Só por volta de 1660, Portugal recupera a soberania sobre a totalidade do Brasil.
As guerras do açúcar deixaram o território devastado. A transferência de tecnologia para a Antilhas, dimuiu a margem dos produtores brasileiros. A crise instalou-se. A queda do preço do açúcar determinou aquilo que muitos historiadores designam por "ensimesmamento da América portuguesa". A colónia deu as costas ao mar e começou a entranhar-se pelo serão adentro. A descoberta de ouro em Minas Gerais viria a resolver o recessão.
5 - O empobrecimento progessivo de Portugal e a quebra das receitas da Índia, acentua a exploração do Brasil. As riquezas descobertas aumentam a ganância. As revoluções sucedem-se no Brasil, ainda no séc. XVII, e acentuam-se no séc. XVIII. Os ataques de piratas e corsários mantêm-se. As revoltas dos índios também. A definição de fronteiras potencia conflitos com a América espanhola. Em 1776, as colónias inglesas da América decidem tornar-se independentes. Segue-se a colónia francesas do Haiti... Um movimento imparável. No Brasil começam a aparecer indícios de sedição. Em 8 de Março de 1808, a corte portuguesa chega ao Rio de Janeiro, fugindo às invasões napoleónicas. O destino do território estava traçado. O Brasil seria independente.
Jorge Pinheiro

Despenteatus Caninus

Está um bocado despenteado
Share Button