terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Post 101 – O Retorno do Olhar do Brasil


Foto: Facebook

Prezados amigos, é com muita satisfação que retorno ao blog depois de quase um ano ausente devido a muitas atividades extras que assumi durante 2011 e que me tomaram o tempo que eu tinha disponível para escrever, fazendo-me parar exatamente no meu post 100º.

Desta forma, em meu post 101º, retomo as minhas assinaturas quinzenais Olhar do Brasil e História do Brasil às terças-feiras, alternadamente.

Além disso, informo que a cada três semanas, às quintas-feiras, também publicarei uma nova assinatura chamada Rumo ao Maracanã 2014, contando como o Brasil está se preparando para receber um dos dois maiores eventos esportivos do planeta: a Copa do Mundo da FIFA.

E confesso que esta nova assinatura vai ser bastante legal (como dizemos no Brasil) ou gira (como dizem em Portugal), porque antes de qualquer coisa eu sou uma apaixonada pelo futebol, assim como a grande maioria dos brasileiros.

Só que o que eu tenho para contar não passa apenas pela paixão pelo futebol, infelizmente disso é do que menos falarei, pois, parodiando Shakespeare, há algo de podre no “Reino do Futebol”. E então? Ficaram curiosos? Vão ter que esperar até quinta, 08 de dezembro.

Mas retornando ao Olhar do Brasil, eu vi que, em meu último post, fiz uma “pequena” previsão do que seria o governo da Dilma, então queria aproveitar retomada da assinatura para fazer um breve balanço do primeiro ano de governo da primeira mulher Presidente da República Federativa do Brasil.

E a palavra que eu tenho para descrevê-lo é SURPREENDENTE, de uma maneira positiva. Na verdade, eu gosto do estilo da Presidenta, é uma tecnocrata, não é populista como Lula, e tem tentado colocar um pouco de ordem na bagunça herdada.

É fato que o Brasil teve o seu “boom” no governo de Lula, mas, como ele não tinha maioria no Congresso Nacional, institucionalizou a corrupção como modus operandi do seu governo. Isto é, o carisma de Lula que encantava o povo não tinha efeito algum nos políticos, já que estes são, na grande maioria, movidos a poder e dinheiro.

Com isso, nos seus 08 anos de mandato, Lula teve de injetar muito dinheiro no Congresso, acostumando mal os congressistas que, se não ganhavam propinas, ganhavam cargos no governo, ao ponto que o Presidente comprava votos até mesmo dos membros do seu partido, que supostamente deveriam apoiá-lo de graça. E o que era exceção, virou regra.

Já Dilma, que não tem um pingo de carisma e muito menos tolerância para essas politicagens, está promovendo uma faxina geral no seu governo, derrubando um a um os indicados dos partidos aliados que lhe desagradam. Eu até brinco que é o Big Brother Dilma ou então O Aprendiz Brasília, pois toda semana um Ministro é eliminado, de vez que, em 12 meses, 07 Ministros já caíram!

O script é basicamente o mesmo: começam denúncias na imprensa, logo a situação se torna insustentável para o Ministro e Dilma o convida, gentilmente, a pedir demissão.

O último que caiu foi o Ministro do Trabalho e Emprego, neste domingo, apesar de que, por enquanto,  Dilma não queria demiti-lo, já que em 2012 fará uma reforma ministerial, inclusive diminuindo os Ministérios de 38 para 30. 

Vamos acompanhar este reality show super emocionante e quem será demitido próximo ano!

Larissa Bona

15 comentários:

expressodalinha disse...

38 ministérios!!! Ainda há muitos para cair. Bem vinda Larissa.

Francisco Castelo Branco disse...

e ainda criticam o peso excessivo da nossa administração publica.

deve haver um ministério do futebol nao?

Larissa Bona disse...

Não há um Ministério do Futebol, porque ainda entendem que o futebol se enquadra nos esportes. Mas quem sabe um dia? Mas supreendentemente, há o Ministério da Pesca! Se fossemos o Japão ou os países nórdicos, que têm esta atividade como importante na economia, eu até ficaria calada. Mas o Brasil? Se fosse ao menos o Ministério dos Bois, Vacas, bezerros e Burregos, faria mais sentido!

Larissa Bona disse...

Desculpa, é Borregos

Francisco Castelo Branco disse...

mas o brasil nao tem muita actividade piscatória?

Larissa Bona disse...

Assim, temos uma grande atividade que envolve peixes e frutos do mar. Entretanto, não é tanto que se justifique um ministério só para essa atividade. Uma secretaria no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estaria de bom tamanho. O que somos fortes mesmo é com a pecuária e granja, nisto sim somos líderes mundiais e nem por isso tem um Ministério só da pecuária, ou só do frango. Esse Ministério da Pesca foi criado como cabide de emprego para trocas políticas e a Dilma tá doidinha para acabar com ele.

Anónimo disse...

Deixe injectar um pouco de humor negro no seu regresso!
.... Lá se foi mais um ministro?!....e vão sete desde que a presidente que teima em ser " presidenta" se sentou na cadeira do poder não é verdade?....

Abraço e bom regresso

DCS ( retired ATP)

Francisco Castelo Branco disse...

Afinal Dilma não era melhor que Lula da Silva
Como é possivel um país que tem muita corrupção a nivel governamental ter o crescimento que está a ter..

Fatyly disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fatyly disse...

Gostei de saber o que se passa nesse país onde vivi 3 anos...e leva-me a pensar que todos os politicos mundiais e com raras excepções, na oposição têm e mostram um papel da poção mágica resolutiva de tudo...mas no poleiro outro galo canta. É por demais.

Mas o povo é bem diferente porque consegue ser alegre, rir da própria m*** e fazem crescer a economia da forma que está à vista e lutam, lutam e sambam, sambam, mas LUTAM! Muitos dos que para cá vieram procurar um futuro melhor, além de a maioria ser tão mal recebida, já retornaram e sei que estão bem! É triste receber tão mal, quando nos recebem tão bem...e sei que os maiores corruptos do Brasil, nomeadamente da grande Sampa são, são? ora pois...portugueses!
Quem é ladrão na sua terra é em qualquer parte do mundo, mas quem é honesto e trabalhador também o é em qualquer parte do mundo!
Adoram o futebol, e não há moleque nenhum que não tenha uma bola nem que seja de trapos e de qualquer terreiro fazem o mais estádio do mundo:) mas aí, ao contrário daqui, há ingressos para os mais desfavorecidos numa comunhão nunca vista. Mas é modalidade que detesto embora leia tudo!

Força Brasil e dêem um pouco ânimo a este povo que em todas as esquinas, vilas ou cidades cantam o fado triste e numa de "bota abaixo"!

Larissa Bona obrigado por essa partilha

Larissa Bona disse...

Gente, parece até piada! Caiu um Ministro no domingo, hoje já começou as denúncias contra outro. A bola da vez é o Ministro Fernando Pimentel do Desenvolvimento Industrial. Vejam o link: http://www1.folha.uol.com.br/poder/1017691-empresa-contratada-por-pimentel-pagou-r-400-mil-a-petista.shtml

Nada me tira a ideia que é o próprio governo que planta estas notícias! E a minha impressão é que como a Dilma foi obrigada a ter estes tipos no seu governo por conta do acordo político feito com os diversos partidos, ela arrumou um jeito de pouco a pouco colocar quem ela realmente quer nos cargos. E a maioria destas pessoas que estão caindo eram ministros no governo Lula.

Larissa Bona disse...

Francisco, com a lógica ninguém entende o Brasil, este é o país mais ilógico do mundo, nem o FMI entendeu a gente! Vou lhe indicar um livro: a Saga Brasileira, da jornalista Miriam Leitão, ele explica muito bem a loucura que este país era e ainda é e como conseguimos chegar onde chegamos, apesar dos pesares. A corrupção diga-se de passagem é algo entranhado não só nos políticos, mas na população em geral, com o famoso jeitinho brasileiro.

Larissa Bona disse...

Expresso e DCS, muito obrigada pelas boas-vindas!

Larissa Bona disse...

Fatyly, fico lisonjeada em saber que gostou do meu post. Tem razão, apesar de tudo, ainda conseguimos rir das nossas desgraças, deve ser por isso que ainda não afundamos de vez. Obrigada!

Francisco Castelo Branco disse...

o nosso ministro do trabalho e emprego tb está para cair.

quanto ás noticias postas pelo governo tambem temos desses : miguel relvas

Share Button