quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A nossa ultima Esperança - Abdullah II

A nossa ultima , biografia pessoal e política do Rei Abdullah II da Jordânia é uma obra fantástica.O rei jordano leva-nos a uma viagem por dentro da sua familia, da história do Reino da Jordânia e mais importante que tudo dá-nos uma perspectiva árabe da questão Israelo-Palestiniana.

É interessante sabermos a história de um dos conflitos que há mais tempo dura pelo lado de um país árabe e que tudo fez para que a paz entre as duas nações fosse uma realidade. Rei Abdullah conta da sua dificuldade em conseguir um entendimento com o lado Israelita. Também relata a sua relação com o lider histórico palestiniano, Yasser Arafat. Aqui ficamos a saber a luta que a Jordânia teve de travar contra o terrorismo dentro do seu próprio país. As relações com a América também não são deixadas de fora.

Com este livro temos a perspectiva de como funciona a política e a vida em sociedade num país árabe e ter a noção que o islão não se pode confundir com terrorismo. Abdullah sempre procurou a paz e ao mesmo é um homem dedicado à familia e aos seus mais próximos. Mas foi pela mão deste homem que a Jordânia cresceu em termos económicos e politicos na região Árabe.

Uma visão muito interessante do Mundo Árabe.

2 comentários:

Fatyly disse...

Uma dica...obrigado e já anotei!

daga disse...

É muito importante olhar sempre pelas várias perspectivas, deve ser interessante e vou seguir o conselho!

Share Button