segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

12 - A Restauração da Independência

Chegamos então a um tema que tem enorme importância na nossa história mas que infelizmente vai deixar de ser festejada como feriado nacional. Infelizmente para os Monárquicos ainda resistentes e com indiferenção relativamente aos Republicanos.
Mas aqui não vamos discutir isso até porque já foi dissecado noutras ocasiões.

A Restauração da Independência deu-se a 1 de Dezembro de 1640 quando os Conjurados tentaram recuperar a independência nacional que estava sob o domínio filipino havia já alguns anos. Foi em 1581 que Filipe II de Espanha foi aclamado Rei jurando os foros, privilégios e mais franquias do Reino de Portugal.

Um dos primeiros sinais de descontentamento foi a revolta portuguesa contra o centralismo castelhano, na recusa do regimento português de obedecer às ordens do Marquês San-Germano.

O dominio filipino bem como a revolta dos portugueses serão analisadao em post autónomos mas convêm frisar que devemos muito a todos aqueles que lutaram para que o dominio espanhol no nosso território tivesse os dias contados e acabados.

Sendo assim esta foi sem duvida alguma uma data marcante e muito importante na história de Portugal e que para sempre será recordada como o dia da vitória.

Próximos post : 26 Janeiro - Restauração; 27 Janeiro - Domínio Filipino

2 comentários:

expressodalinha disse...

Datas marcantes.

Pedro Coimbra disse...

Mas há para aí umas alminhas que continuam a pensar que estávamos melhor sob domínio espanhol.
Saudades dos caramelos??

Share Button