terça-feira, 29 de novembro de 2011

Tema do dia XXXI

Portugal deve ou não sair do Euro? Quais as consequências de tal suceder? O Euro deve acabar ou deve existir uma reformulação da moeda unica?

Novembro 2011

23 comentários:

Francisco Castelo Branco disse...

A moeda unica que entrou em vigor há 11 anos está a ter a sua primeira grande crise.

Irlanda, Grécia, Portugal e quase quase a Italia e Espanha pediram ajuda ao FMI para evitarem entrarem numa situação de bancarrota.

Há quem diga que o problema é interior mas outros dizem que o mal está na Europa e na forma como a moeda unica foi adoptada.

Uns defendem uma europa a duas velocidades em que só os países economicamente viáveis deveriam entrar no clube, outros como o presidente do Eurogrupo acham que todos têm direito a estar no clube.

Agora há uma emergência : se a Italia tiver de pedir ajuda é o fim do euro

por cá discute-se se Portugal deve sair do euro e voltar ao escudo. Muitos afirmam que isso seria catastrofico, mas outros acham que é a melhor solução a adoptar.

uma vz entrado na moeda unica já não é possivel sair, agora o que tem de mudar são as regras do jogo e tratar todos por igual.

Que não haja nenhuma ilusão, o Euro veio para ficar e teremos de conviver com ele até ao fim dos nossos dias. Em competição não com o dolar mas com a moeda chinesa

Francisco Castelo Branco disse...

pergunto :

o euro foi uma ideia errada ou mal preparada?

Anónimo disse...

FCB
Foi errado e mal preparado!
.....em tempos, ainda a crise não tinha atingido as proporções eu comentei aqui ou melhor repeti o que Alangreenspan( secretario de estado do tesouro americano que serviu três presidentes) disse na altura eufórica do lançamento do Euro e mais ou menos dizia ele:- é uma moeda vaidosa, idealizada por políticos vaidosos e sem base de sustentação económica ! É um edifício começado pelo této e sem alicerces! Os Europeus antes da moeda única com uma paridade artificial teriam que construir uma federação de estados mas, (cito) falta-lhes a argamassa que sustem uma federação, UMA LINGUA única ...pelo que o Euro está condenado ao fracasso, é uma questão de tempo!
Francisco, na altura eu não fiquei ofendido mas, quedei-me apreensivo, o tempo passou e parece que o velho judeu hoje reformado, tinha razão. Nisto falta acrescentar um dado novo que ele não falou na altura mas que não lhe devia ter escapado, foi o modelo social europeu, muito bonito mas que economia nenhuma sustentaria!

Abraço

DCS ( retired ATP)

Francisco Castelo Branco disse...

Caro Dcs

de facto, a europa tem especificidades que os EUA não têm, daí que não seja possível a criação de uma moeda unica como todos os Estados fizessem parte de uma federação. O velho sonho dos Estados Unidos da Europa idealizado por Churchill.

Mesmo que esse seja o caminho, a Europa nunca vai ser uma federação bem feita, porque há Estados que querem e podem mandar noutros e as regras serão sempre estas, mesmo que andemos anos e anos a fazer tratados.
Já repararam que o tratado de Lisboa não contempla ajudas em tempo de crise?

Falhou o modelo político, social e económico da Europa. Tudo isto falhou porque construiu-se tudo à pressão.

Quem lucrou com tudo isto? os franceses e alemães que viram o seu poder reforçado.

Anónimo disse...

Francisco
Olhe que mesmo uma federação tem problemas,veja o caso da Califórnia , a QUINTA economia mundial se fosse um país independente e tem uma divida colossal dado ao estado social semi-independente mas, tem solução interna, basta para isso vender divida publica à sua própria população a um preço que compense tirar os dinheiros a prazo dos seus bancos! Alabama está em piores lençóis mas também tem solução interna! Aos proprios USA convem-lhes neste momento ter a divida soberana na " mão " dos chineses, no dia em que lhes convier, a divida passa a divida interna porque em realidade os bancos estão abarrotando de dinheiro! É pura e simplesmente política económica!..... E manter o $ baixo para ser competitivo onde lhes interessa! Os europeus, estúpidamente sobrevalorizaram o Euro, nunca percebi porquê. Talvez a tal vaidade a que se referia Grennspan?
Abraço

DCS ( retired ATP)

Francisco Castelo Branco disse...

respondendo á sua pergunta acho que sim.

e então se tivermos em linha de conta os lideres que tinhamos na altura...

o Euro foi criado para que a Europa se superiorizasse aos Estados Unidos a nivel politico e económico, mas saiu o tiro pela culatra...
Se bem que os EUA também não estejam bem

expressodalinha disse...

Há teses pra todos os gostos. Sair, ficar; federação, duas ou três velocidades... A UE é (foi) uma utopia. As utopias começam sempre pelo telhado. Há forças internas e externas interessadas em destruir esta utopia. A luta continua.

Francisco Castelo Branco disse...

mas para onde?

Não podemos sair do Euro, nem sequer acabar com ele. É uma realidade e na minha opinião acho que mudou a vida das pessoas e dos países de uma forma positiva. No fundo, facilitou o câmbio.

Concordo com DCS e expressodalinha que a Europa foi construida pelo telhado, isto porque antes de existir uma forte união politica avançou-se para a União económica em condições muito débeis e duvidosas.

Agora estamos a pagar por isso

Francisco Castelo Branco disse...

Caro DCS

Como reagem os Americanos á crise europeia?

com medo? com gozo? com desprezo?

Fatyly disse...

O povo foi referendado se queria entrar e ou aderir à moeda única? Não, claro que não e agora já se ventila a hipótese de perguntar ao povo o que referes?

Algo está por detrás de tudo isto...julgo que sei, mas não me apetece falar!

Francisco Castelo Branco disse...

Não há razões para referendar...

Se o tratado de Lisboa nem sequer foi referendo..

a Europa nunca foi referendada em Portugal

Anónimo disse...

Francisco
....fala-se um pouco da crise Europeia na medida em que uma derrocada europeia arrastaria uma boa meia dúzia de grandes bancos americanos. Isto no campo financeiro. No económico, apontam o dedo principalmente a Obama e gritão-lhe a plenos pulmões:--- Modelo social europeu só sobre os nossos cadévers!
Se algo teve de bom para a América, nesta altura do campeonato foi acordar os americanos contra os principios socialistas de Obama que, tudo me leva a crer que será um presidente de uma só presidência. Fóra disso a sociedade americana vive muito fechada sobre si própria, pouco sabe ou se interessa pelo que vai pelo mundo. Como dizem a rir:- estamos ocupados a trabalhar!

DCS.( retired ATP)

Anónimo disse...

Fatily
....eu sei o que está por detrás e você também ! Penso eu!
Gastou-se demais, produziu-se pouco em relação ao que os senhores que nos governaram gastaram, endividámos -nos e......agora aparece a fatura! Tão simples quanto isso! Ver forças ocultas, sombras negras do capitalismo, conspiração da Trilateral ou Sionismo internacional é demagogia de mau pagador... Como disse há dias o " tio Gaspar", três palavras:- não há dinheiro!

DCS ( retired ATP)

Francisco Castelo Branco disse...

Pois também me parece que é Presidência para um ano.
Mas em relação ás Eleições americanas vamos ter oportunidade de falar. Aliás era bom ter a sua colaboração. Se me puder enviar um email.


De facto com Obama a coisa foi por água baixo, mas convêm não esquecer que a crise começou nos EUA.
Só que a Europa não teve ferramentas para aguentar a ultrapassar o descalabro

Francisco Castelo Branco disse...

A questão que coloco é mais a nível europeu.

O que fazer para alterar o estado da situação? É que para sair, saem todos e acaba-se com a fantochada....

e ainda por cima quando se vislumbra novas entradas...

Anónimo disse...

Francisco
....na altura certa falaremos disso..... Mas olhe que campanha já está em " full swing"... Pricipalmente nas primarias republicanas uma vez que os democratas já têm Obama.

DCS ( reired ATP)

Anónimo disse...

Bem, a acreditar na previsão de Grennspan o colapso da moeda única era uma questão de tempo!
Pouco se diz da real causa da bolha " do real estate"!
....tudo começou com uma lei " social" elaborada por pressão da minoria negra durante a administração de Bill Clinton em que reclamava mais facilidade de créditos para a habitação própria !.....essa lei abriu as portas a quem não tinha capacidade económica . O resto foi o que se viu! Um credito não aprovado era tido como descreminatório, coisa que banco algum queria era ser acusado de tal!
.....hoje dá-se o inverso! Tarde demais.
Mas não foi isso que causou o quase colapso do Euro! Causou sim aqui o quase colapso do mercado de " real estate"Disso já falamos.

DCS ( retired ATP)

Fatyly disse...

DCS
"Gastou-se demais, produziu-se pouco em relação ao que os senhores que nos governaram gastaram, endividámos -nos e......agora aparece a fatura!"

é isso precisamente, mas deixa-me que te diga que quais forças ocultas etc, etc. qual quê...e demagogia de mau pagador? pois é, pois é...

"falam bem na oposição, mas no poleiro, venha o diabo a escolha" já que numa altura de tanta austeridade e sermões politicos e governamentais "o tio Gaspar (que é um dos poucos que merece a minha confiança) ao proferir as três palavras: não há dinheiro", deveria ter acrescentado mais três "com algumas excepções"

porque a notícia de hoje é um autêntico atentado, pelo menos para mim:

"Numa altura de cortes nos subsídios de Natal e de férias de funcionários públicos e pensionistas e em que se pede contenção aos portugueses, o Ministro da Solidariedade e da Segurança Social,Pedro Mota Soares que, em Junho, se apresentou na tomada de posse do Governo ao volante de uma Vespa desloca-se agora num carro novo, Audi topo de gama que custou 86 MIL EUROS , com matrícula de Julho de 2011, ao abrigo de um contrato com a SIVA."

também quero um contrato da SIVA:)

Anónimo disse...

Fatily
....acabei de ver na SIC Noticias que afinal o carro foi encomendado.... Pelos outros!
.....bom e um ministro de Vespa...só nós! ...também "não dava a bota ... Com a perdigóta" ...lá diz o povo que " é sereno" e sabe o que diz.
Abraço. Gosto dos " teus" comentários! Trazem sempre um pouco de pimenta. Francamente gosto.

DCS ( retiredATP)

Francisco Castelo Branco disse...

DCS

isto só vai colapsar mesmo quando a troika entrar em Roma...
Ao que parece isso está próximo

expressodalinha disse...

A Queda do Império Romano.

expressodalinha disse...

... de Ocidente.

Fatyly disse...

DCS
Antes demais, obrigado e oxalá que "não tomem a minha pimenta" como numa do contra ou mudar opiniões, mas simples pontos de vista verdadeiros:) e numa de aprender com todos vós porque leio todos os comentários.
Encomendado pelos outros, porque não dizer do PS, mas a encomenda não podia ser cancelada? Ora que bolas!!!
Pois é essa ostentação bem ao estilo português que nos levou a esta pessegada toda - tu tens um e eu empenho-me para ter um igual ou mais potente? É um, ou melhor mais um a juntar a todos, faz as contas e logo verás o total dos gastos!
Nós que não temos onde cair mortos havemos de continuar a mostrar um status que não temos? O exemplo não deveria vir de cima? Vou falar com o tio Gaspar:) porque é nestas coisas que se gere tão mal o dinheiro e até lhe posso dar umas lições de gestão orçamental: Uma vespa a cada um e ou um carro em segunda mão ou cada um no seu próprio e maisnada!

FCB
Se em vez de terem atirado à cara do personagem a miniatura da Igreja de Milão, tivesse sido a do Vaticano que é bem maior...a coisa tinha sido mais...não digo que é feio e não levo a benção do Sr.Prior (aldra!), e portanto isto vai rebentar mas sem quedas do Império Romano...arrematado por expressodalinha ...de Ocidente e fico no meio e direi que vai ser mais no estilo...

E tudo o vento levou!

Share Button